PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: GLAUCIENE JUSTINO FERREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLAUCIENE JUSTINO FERREIRA DA SILVA
DATA: 13/03/2020
LOCAL: Sala do DECA
TÍTULO: MODELAGEM DOS COMPONENTES DO BALANÇO HÍDRICO E DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO NO MONITORAMENTO DA SECA EM BACIA HIDROGRÁFICA NO BIOMA CAATINGA
PALAVRAS-CHAVES: Remote sensing, modeling, hydroclimatological variables, drought, Caatinga biome.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: Na região semiárida do Brasil, as secas levam ao déficit hídrico e a falta de água doce, o que torna um desafio importante a determinação do balanço hídrico. No balanço hídrico, a estimativa confiável da evapotranspiração real (ETr) é essencial para modelos hidrológicos e ecológicos, principalmente em regiões áridas e semiáridas que sofrem com secas. A dinâmica da ETr em bacias hidrográficas semiáridas fornece informações importantes para o gerenciamento hídrico durante eventos extremos de seca. Entretanto, a modelagem da ET e do balanço hídrico nesses ambientes é um desafio ainda maior. Nesse contexto, o objetivo geral desse estudo é estimar os componentes do balanço hídrico e a ET para compreender a dinâmica espaço-temporal da seca na bacia do Alto Rio Paraíba. O modelo hidrológico SWAT foi aplicado para estimar os componentes do balanço hídrico. O período de simulação foi de janeiro 1994 a dezembro de 2016. O algoritmo SEBAL foi aplicado para determinar a ET para o período entre 2005 e 2016. Para a determinação e análise das secas foram utilizados os índices de seca Standardized precipitation index (SPI), Standardized soil index (SSI), Nonparametric multivariate standardized drought index (MDSIe), e o Parametric multivariate standardized drought index (MSDIp) para o período de 2005 a 2016. Os resultados obtidos da modelagem hidrológica foram satisfatórios, apresentando Nash-Sutcliffe (NS) = 0,68 e coeficiente de determinação R² = 0,69 (calibração), e NS = 0,7 e R² = 0,4 (validação). Com relação aos resultados do balanço hídrico (escoamento superficial – SQ, e quantidade de água final no solo – SW), as áreas mais vulneráveis da bacia são as que apresentaram altas taxas de SQ e baixa quantidade de SW. Essas áreas são também as mais degradadas, e estão presentes nas porções central e leste da bacia. Como esperado a estimativa de ET apresentou alta variabilidade em toda a série de dados, os valores mais elevados de ET real ocorreram nas tipologias vegetais caatinga arbórea e arbustiva-arbórea. Alterações no comportamento evapotranspiração, temperatura da superfície e SAVI foram observadas mediante modificações fenológicas da vegetação de caatinga de acordo com o regime de precipitações. A utilização das variáveis obtidas com SWAT e SEBAL para análise da seca apresentou bons resultados tanto na espacialização das anomalias de evapotranspiração real (aETR), e quantidade de água final no solo (aSW) quanto nos gráficos nos quais as anomalias negativas acompanharam os períodos de déficit de precipitação na bacia. O comportamento do IAC, dos índices de seca SSI, SPI e MSDI identificaram satisfatoriamente a dinâmica da seca durante o período 2012-2016. Os índices de seca foram capazes de monitorar a evolução de eventos de seca. Além disso, com a aplicação dessa metodologia gestores públicos podem entender perspectivas futuras de eventos de seca, portanto, essas informações podem ajudar as autoridades no gerenciamento de secas.
Interno - 1358547 - CELSO AUGUSTO GUIMARAES SANTOS
Externo ao Programa - 338351 - EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA