PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: REGINALDO MOURA BRASIL NETO

DISCENTE: REGINALDO MOURA BRASIL NETO
DATA: 20/03/2020
LOCAL: Videoconferência pelo sistema Zoom (ID da Reunião 665-582-063)
TÍTULO: Avaliação da seca e de suas características sobre o estado da Paraíba utilizados dados TRMM e de pluviômetros (1998–2017).
PALAVRAS-CHAVES: Secas, Paraíba, SPI, TRMM.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: A seca é um fenômeno natural originado a partir da ausência de precipitação ao longo de certo período capaz de causar danos ao desenvolvimento de diferentes atividades da sociedade. Para analisar esses fenômenos, as estimativas de chuvas oriundas de satélites de sensoriamento remoto têm aparecido como alternativa viável para monitorar as secas nas áreas mais remotas e complexas do mundo. Nesse sentido, este trabalho objetiva avaliar o comportamento espaço-temporal das secas em múltiplas escalas temporais e das suas características sobre o estado da Paraíba, com base no índice Standardized Precipitation Index (SPI), utilizando dados de postos pluviométricos e estimativas de precipitação do satélite TRMM (Tropical Rainfall Measuring Mission) (1998–2017). Para tanto, foram utilizados dados mensais de 78 postos pluviométricos e de 187 grids TRMM e foram desenvolvidas análises de secas pontuais e por mesorregiões em múltiplas escalas temporais. A precisão estatística do satélite foi avaliada a partir de 11 métricas e os eventos de seca foram caracterizados quanto à duração, severidade, intensidade, frequência e percentual de área atingida. Além disso, foram realizadas análises de tendências com base nos testes não paramétricos de MannKendall e Sen e análises de clusters hierárquicas para zonear o estado em diferentes zonas homogêneas. Por fim, propôs-se um índice composto geoespacial que mensura o risco a ação das secas em várias escalas de tempo a partir das características das secas, o NIDS-Trend. Os resultados indicam que nas mesorregiões próximas ao litoral o satélite é menos preciso ao captar o padrão das secas, e que os resultados das secas de médio prazo são os mais expressivos dentre as demais escalas temporais. Por outro lado, tendem a ocorrer mais eventos de seca de curto prazo e esses são menos duradouros e severos do que ao avaliar os de longo prazo, apesar de não ter sido possível identificar alteração relevante quanto a intensidade média dos eventos. No tocante a análise de tendências, percebeu-se que quanto maior a escala temporal, mais expressivas e significantes foram as declividades das linhas de tendência e além disso, há indícios de que os eventos de seca tendem a ser mais secos, duradouros e severos em grande parte do estado. O zoneamento quanto ao padrão das secas indica que há forte tendência em dividir o estado em duas grandes regiões, sendo uma formada pela Mata Paraibana e Agreste e outra pelo Sertão e Borborema. Quanto ao NIDS-Trend, percebeu-se que os valores das secas de curto prazo foram maiores, enquanto que o risco à ação das secas foi menor para as secas de longo prazo. Por fim, conclui-se que as estimativas do TRMM são uma fonte de dados útil no processo de caracterização das secas sobre o estado da Paraíba e que estudos multidisciplinares desse tipo devem ser feitos para monitorar esses fenômenos de maneira mais precisa.
Presidente - 1358547 - CELSO AUGUSTO GUIMARAES SANTOS
Interno - 1552691 - GUSTAVO BARBOSA LIMA SILVA