PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: LAYS RAIANNE AZEVEDO DA COSTA

DISCENTE: LAYS RAIANNE AZEVEDO DA COSTA
DATA: 27/03/2020
LOCAL: Zoom (https://us04web.zoom.us/j/451111334?pwd=c2pSbCsyTkhqNElQOUEvS3dYdEVxQT09)
TÍTULO: ESTUDO NUMÉRICO, ANALÍTICO E EXPERIMENTAL DE NOVA INTERFACE PARA UMA LIGAÇÃO POR ADERÊNCIA AÇO-CONCRETO
PALAVRAS-CHAVES: Aço-concreto, interfaces, aderência, pré-moldados, atrito
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: A procura por sistemas que proporcionem a execução de obras e/ou reformas cada vez mais rápidas vem sendo priorizada. Diante disto, pré-moldagem surgiu como uma forma de buscar a redução do atraso observado em tradicionais obras da construção civil. Este tipo de estrutura possui como principal característica o fato de produzir parte dos elementos construtivos fora do canteiro de obra, o que favorece o maior controle do processo produtivo e a escolha dos materiais constituintes do sistema. Assim como os elementos pré-fabricados, as estruturas metálicas também podem ser produzidas fora do canteiro de obras e depois transportadas e montadas com soldagem, diante disto, a combinação das duas soluções pode resultar em uma estrutura com mais qualidade, executada com maior rapidez e economia. Mas para que se obtenha um comportamento monolítico aço-concreto se evidencia a necessidade da presença de conectores. A maioria dos conectores já estudados não estão completamente adaptados à realidade da pré-moldagem e diante disto, o emprego de conexões por aderência, cuja resistência é devido ao atrito entre interfaces, pode ser uma alternativa frente a esta problemática. O estudo das ligações por aderência é baseado na investigação do comportamento das interfaces, que são o objeto resultante do contato entre dois materiais, sujeitas a tensões de confinamento e cisalhamento. Alguns tipos de interfaces aço-concreto nas ligações por aderência já foram estudados, mas o desenvolvimento de novas possibilidades de interfaces pode representar um avanço neste campo de pesquisa. Neste sentido, esta pesquisa teve por objetivo estudar o comportamento da interface aço-concreto – sendo esta primeira composta por chapas de aço do tipo “Xadrez” – experimentalmente, analiticamente e numericamente, a fim de propor novos ou calibrar leis de interface disponíveis na literatura, que considere na resistência da ligação parâmetros relacionados à geometria e propriedades constituintes dos materiais que estarão em contato. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática, ensaios de caracterização, ensaios de cisalhamento direto e Pull Out, simulação numérica utilizando o pacote computacional ABAQUS® e calibração de leis para descrever o comportamento da interface. Os resultados mostraram que a resistência das interfaces é proporcional à tensão de confinamento e à resistência do material cimentício. Tanto a simulação numérica, quanto a leis analíticas calibradas apresentaram boa correlação com os resultados obtidos experimentalmente.
Presidente - 1046483 - HIDELBRANDO JOSE FARKAT DIOGENES
Interno - 511.669.504-25 - GIBSON ROCHA MEIRA - IFPB