PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANTONIO DIAS DE LIMA TERCEIRO NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO DIAS DE LIMA TERCEIRO NETO
DATA: 31/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Zoom (https://us04web.zoom.us/j/9724205937?pwd=Yjk3UDV2K2VidWF4NXJhMUhMMkFvZz09)
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO CONFORTO EM INFRAESTRUTURAS CICLOVIÁRIAS COM BASE EM IRREGULARIDADE LONGITUDINAL, VIBRAÇÕES MEDIDAS POR SMARTPHONES E PERCEPÇÕES DOS CICLISTAS.
PALAVRAS-CHAVES: Infraestrutura cicloviária, Vibração, Smartphone, Irregularidade longitudinal, Conforto.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: A utilização da bicicleta, como meio de transporte, vem crescendo, e, desse modo, é importante o Poder Público ampliar e manter em boas condições a infraestrutura cicloviária. Diante disso, é importante realizar periodicamente avaliações para identificar o estado atual e definir estratégias de intervenções, visando manter um nível de qualidade aceitável, pois vias deterioradas podem desencorajar o uso da bicicleta. Entretanto, a literatura mostra que as avaliações realizadas são predominantemente subjetivas, dependendo estritamente da opinião dos avaliadores, de modo que existe uma lacuna sobre avaliações objetivas em infraestruturas cicloviárias. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo utilizar medidas físicas para avaliar o conforto em infraestruturas cicloviárias de forma prática, confiável e com baixo custo. Para isso, foram coletadas medidas de irregularidade longitudinal dos pavimentos com o equipamento Machine for Evaluating Roughness Using Low-cost Instrumentation (MERLIN), medidas de aceleração vertical com o auxílio de aplicativos pré-instalados em um smartphone fixado em uma bicicleta e, por fim, foi realizada uma avaliação subjetiva com ciclistas, tratando sobre o conforto na infraestrutura cicloviária. Os dados obtidos passaram por análises estatísticas que permitiram o estabelecimento de escalas de conforto em termos de Índice Internacional de Irregularidade (IRI) e de média quadrática (Root Mean Square-RMS), com base na percepção dos ciclistas, possibilitando enquadrar a infraestrutura em um intervalo entre “Extremamente inconfortável” (0) e “Extremamente confortável” (5). Foi verificada uma correlação entre a irregularidade longitudinal, a vibração e a avaliação subjetiva com coeficientes R² ajustados em torno de 0,9; assim um pavimento mais irregular causa maiores vibrações e é mais inconfortável. Pode-se constatar que os ciclistas tendem a não aceitar as infraestruturas cicloviárias com IRI acima de 6,74 m/km e com RMS acima de 3,1 m/s², valores que podem servir como gatilho para intervenções de manutenção e reabilitação. Após, os limites encontrados com o método foram aplicados, em um estudo de caso, sobre um trecho de ciclovia da cidade de João Pessoa-PB, dos quais foram obtidos mapas de conforto, o que possibilitou uma melhor visualização das condições atuais da ciclovia. Por fim, conclui-se que medidas de irregularidade longitudinal e de vibração, e mapas de conforto podem auxiliar a tomada de decisão dos planejadores de transportes e dos administradores, quanto às intervenções necessárias para manter a qualidade do passeio para os ciclistas, incentivando indiretamente o uso da bicicleta.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1453678 - RICARDO ALMEIDA DE MELO
Interno - 1548892 - GEOVANY JESSE ALEXANDRE DA SILVA
Externo à Instituição - FRANCISCO HEBER LACERDA DE OLIVEIRA