PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: IVANHOE SOARES BEZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVANHOE SOARES BEZERRA
DATA: 25/02/2021
HORA: 13:30
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/xpz-gvuz-mfr)
TÍTULO: ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE LUCENA NA ZONA COSTEIRA NORTE DO ESTADO DA PARAÍBA RELACIONADA ÀS MUDANÇAS NO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E SEUS IMPACTOS NA EROSÃO E NO ARMAZENAMENTO DE CARBONO
PALAVRAS-CHAVES: Desmatamento, Mata Atlântica, Zona Costeira, Ordenamento territorial, Perda de solos, Estoque de carbono.
PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: O município de Lucena, na zona costeira Norte do estado da Paraíba, tem sido objeto de transformações do seu espaço geográfico nas últimas décadas, referentes ao intenso processo de desmatamento da Mata Atlântica (MA), para a implantação da agricultura e da urbanização. Este processo pode ser explicado com base na influência do processo de desenvolvimento ocorrido nas últimas décadas e, por outro lado, pela regulação relativa aos Instrumentos de Ordenamento Territorial (IOT) brasileiros. Os impactos derivados das transformações foram avaliados por meio das mudanças na capacidade de armazenamento de carbono e consequente contribuição para o aquecimento global, e na vulnerabilidade à perda de solo por processos erosivos. Nesse sentido, essa tese refere-se a uma pesquisa sobre a vulnerabilidade ambiental no município de Lucena, utilizando geotecnologias como sensoriamento remoto, Sistema de Informação Geográfica (SIG), modelos autômatos celulares e estatística descritiva e indutiva de variáveis influentes, utilizando levantamentos detalhados dos recursos naturais e de áreas antropizadas. Teve como objetivo investigar o grau dos impactos ambientais negativos no município, relativos aos fenômenos referidos, decorrentes da dinâmica do uso e ocupação do solo, considerando cenários pretéritos e futuros. Como resultados principais observou-se que 63,77% da área do território do município de Lucena foi modificado no período de 1972 a 2018, onde os IOT relacionados ao desenvolvimento agrícola foram os grandes responsáveis pela evolução das áreas para a exploração agrícola, principalmente no período de 1972 a 2005, e, de maneira indireta, pela expansão urbana do município. A análise preditiva realizada para os anos de 2030 e 2040 indicou uma tendência de crescimento da área urbana, destacando-se a ocupação ao longo da planície litorânea e na porção mais oriental do Tabuleiro Costeiro. Esta tendência deverá trazer como consequência a redução da capacidade de retenção por hectare do estoque total de carbono, estimando-se que até o ano de 2040 haverá uma redução de 37,65% do armazenamento referido ao ano de 2018. Contudo, até o ano de 2040 não deverá haver mudanças significativas dos níveis de vulnerabilidade à perda do solo em relação aos observados no ano de 2018, estimando-se a manutenção dos níveis de vulnerabilidade em 90% da área. Concluiu-se também que o município foi fortemente impactado pelo desmatamento da Mata Atlântica no período de 1972 a 2018 e cuja tendência até o ano de 2040 é de manutenção desse processo, mesmo que em ritmo mais lento, o que suscita a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas para minimização das consequências ambientais.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1070867 - HAMILCAR JOSE ALMEIDA FILGUEIRA
Externo à Instituição - IANA ALEXANDRA ALVES RUFINO
Interno - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA
Externo à Instituição - MASATO KOBIYAMA
Presidente - 6330763 - TARCISO CABRAL DA SILVA
Interno - 1067435 - VICTOR HUGO RABELO COELHO