PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: VANINE ELANE MENEZES DE FARIAS

DISCENTE: VANINE ELANE MENEZES DE FARIAS
DATA: 05/03/2021
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/xqj-rwds-cdy)
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS RESOLUÇÕES ESPACIAIS DE MDE NA ESTIMATIVA DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL DE BACIA HIDROGRÁFICA DO SEMIÁRIDO USANDO O MODELO SWAT+
PALAVRAS-CHAVES: SWAT+; MDE; Modelagem hidrológica; Semiárido.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: O efeito que diferentes resoluções espaciais de Modelos Digitais de Elevação (MDE) têm sobre a simulação do escoamento superficial no modelo Soil and Water Assessment Tool+ (SWAT+) ainda são pouco conhecidas, sobretudo em ambiente semiárido. Este estudo tem como objetivo analisar a influência que diferentes resoluções espaciais de MDE (30 a 1500 m) e fontes de obtenção (SRTM, ALOS, ASTER) exercem sobre as previsões de vazão do modelo hidrológico, para a bacia hidrográfica do rio Taperoá, no estado da Paraíba. O SWAT+ é uma versão completamente revisada do modelo SWAT e vem sendo aplicado em diversos estudos hidrossedimentológicos de bacias hidrográficas, onde a topografia do terreno pode ter grande influência nas variáveis simuladas do modelo. Os resultados mostram que as resoluções espaciais do MDE influenciam na representação topográfica e na extração da rede de drenagem, onde quanto mais alta a resolução, mais delineados são seus contornos, maior o número de sub-bacias e de unidades de respostas hidrológicas. Quanto as fontes de MDE, todos apresentaram comportamento semelhante na discretização da bacia hidrográfica. É possível observar que as diferenças que as resoluções do MDE causam na discretização da bacia influenciam na simulação do escoamento superficial. O modelo apresentou resposta para cada evento de chuva que gerou escoamento e as resoluções influenciam principalmente nas vazões de pico. Para as simulações utilizando as resoluções mais altas, o modelo tende a superestimar a vazão e, para as resoluções mais baixas, a vazão de pico tende a ser subestimada. Os valores de R² são considerados bons e muito bons, variando de 0.89 a 0.75, a medida em que a resolução vai decrescendo. Os valores do NS foram insatisfatórios para as resoluções mais altas (30 a 500m), variando de 0.31 a 0.45, que apresentaram uma superestimação dos picos de vazão. Para os demais (800 e 1500 m), foi considerado satisfatório, variando de 0.5 a 0.52, que apresentaram um melhor ajuste do hidrograma. Quanto as fontes SRTM, ALOS e ASTER, as simulações apresentaram comportamento semelhante na estimativa da vazão, com hidrogramas parecidos e índices estatísticos aproximados, sendo o R² muito bom de 0.89 e um NS insatisfatório de 0.26 a 0.31.
Interno - 1358547 - CELSO AUGUSTO GUIMARAES SANTOS
Externo à Instituição - JOSE YURE GOMES DOS SANTOS