PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: AMANDA DA SILVA FARIAS

DISCENTE: AMANDA DA SILVA FARIAS
DATA: 24/03/2021
LOCAL: Videoconferência (http://meet.google.com/ftg-pgfa-hjd)
TÍTULO: APLICAÇÃO DE MODELO NRCS-CN MODIFICADO DISTRIBUÍDO INCORPORANDO DADOS DE UMIDADE DO SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA EXPERIMENTAL DO RIACHO GUARAÍRA
PALAVRAS-CHAVES: Modelo digital de elevação, modelagem hidrológica, geoprocessamento, modelo chuva-vazão
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: A estimativa da relação chuva-vazão é uma das importantes bases para estudos hidrológicos. O modelo NRCS é um dos mais difundidos na literatura para o cálculo do escoamento superficial de bacias hidrográficas em resposta a chuvas, por ser simples e utilizar poucos parâmetros de entrada. Todavia, algumas simplificações como a fixação do coeficiente de abstração inicial igual a 0,20 e o conceito da umidade antecedente medido pelo volume de chuva dos 5 dias anteriores, podem acarretar graves inconsistências. Nesse contexto, muitos pesquisadores têm tentado contornar essas limitações, seja através de fórmulas adaptadas do NRCS ou da calibração dos parâmetros de entrada. No presente trabalho, parte da Bacia Experimental do Riacho Guaraíra (2,77 km²) foi tomada como estudo de caso. Foram utilizados dados de umidade do solo e nível estático de água subterrânea como critério para classificar a umidade antecedente do solo, sendo simulados 49 eventos observados de chuva e vazão nos anos de 2014 a 2018. Assim como foram simulados eventos em abordagem concentrada e distribuída pixel a pixel (HIDROPIXEL). Os resultados demonstraram melhores ajustes para o modelo HIDROPIXEL, com valores de coeficiente de abstração inicial abaixo de 0,20. A calibração dos coeficientes de abstração inicial se deu a partir de três parâmetros dos dados observados: o volume da precipitação excedente, a vazão de pico e o tempo de pico. Entretanto, não houve um único valor do coeficiente de abstração inicial que atendesse a todos os eventos chuva-vazão adequadamente, pois as perdas iniciais dependem de fatores físicos do ambiente, sendo a umidade do solo um dos mais relevantes. Os dados de umidade do solo e nível estático da água subterrânea foram mais coerentes que a precipitação dos cinco dias anteriores na representação da condição de umidade antecedente do solo. Então, foi proposta uma nova classificação, a qual foi confrontada com o critério tradicional que leva em consideração a precipitação dos cinco dias anteriores, mostrando-se uma aplicação robusta.
Interno - 1667263 - ADRIANO ROLIM DA PAZ
Presidente - 1550262 - CRISTIANO DAS NEVES ALMEIDA