PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: GRACIELLE FERREIRA DE SOUZA

DISCENTE: GRACIELLE FERREIRA DE SOUZA
DATA: 24/03/2021
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/vys-anpv-hqv)
TÍTULO: IMPACTO DA TENSÃO TRATIVA ADOTADA NO DIMENSIONAMENTO SOBRE OS CUSTOS CONSTRUTIVOS DA REDE COLETORA DE ESGOTO SANITÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Rede coletora de esgotos. Profundidade. Tensão trativa mínima. Orçamento.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: No Brasil, existe um déficit nos serviços de coleta e tratamento de esgotos e para que ocorra a universalização dos sistemas de esgotamento sanitário, fazem-se imprescindíveis investimentos em infraestrutura. No entanto, um dos principais obstáculos para expansão do sistema de esgotamento sanitário no país é o alto custo da implantação da rede coletora de esgoto. Um parâmetro de projeto que pode influenciar nos custos da rede coletora de esgotos é a tensão trativa. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva analisar os efeitos da adoção de valores mínimos de tensão trativa para o dimensionamento de rede coletora de esgoto sanitário sobre os custos associados para variados cenários topográficos. Para efeito de estudo, com o auxílio do software CEsg, foi realizado o dimensionamento de 50 cenários, com traçados idênticos da rede coletora e com diferentes configurações de topografia e tensão trativa mínima adotada no dimensionamento. Os resultados indicaram que o diâmetro dos coletores se manteve constantes com a variação da tensão trativa, atingindo o valor mínimo de 150 mm e que não existe diferença de custo entre as tensões trativas 0,6 e 1,0 Pa para todos os cenários estudados. Verificou-se que a partir da tensão trativa de 1,0 Pa, o custo apresentou crescimento com o aumento da tensão trativa adotada em projeto, sendo que para as topografias com relevo mais ondulado, ocorre aumento de custo irrisório. De uma forma geral, constatou-se que quanto menos inclinado o terreno, maior é o custo de implantação da rede coletora de esgoto.
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIS CALADO ARAÚJO
Presidente - 1453010 - GILSON BARBOSA ATHAYDE JUNIOR