PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: CASSIO LEMOS DUTRA MARCAL

DISCENTE: CASSIO LEMOS DUTRA MARCAL
DATA: 29/03/2021
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/isi-rpqw-dmx)
TÍTULO: Influência da fonte de dados na elaboração de curvas Cota-Área-Volume a partir de Modelos Digitais de Elevação
PALAVRAS-CHAVES: Curvas cota-área-volume; Modelos digitais de elevação; Reservatórios de Água
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: Os reservatórios de água são essenciais para a sociedade moderna e o bom gerenciamento dessa água necessita de informações básicas como a curva cota-área-volume (CAV), e essa informação é gerada através de levantamentos topográficos ou varreduras batimétricas. Esse tipo de levantamento é relativamente caro o que deixa a maioria dos pequenos e médios reservatórios sem essa informação importante. Com o sensoriamento remoto diferentes tipos de Modelos Digitais de Elevação (MDE) foram disponibilizados e com eles é possível estimar curvas CAV. Este trabalho propôs analisar as influências de diferentes MDEs para a estimativa de curvas CAV comparando as estimativas com dados LiDAR e batimetrias disponibilizadas para esta pesquisa. Os MDEs utilizados nesta pesquisa foram o TanDEM-X (TAND - 90m), Bare Earth SRTM (BEST – 90m), MERIT DEM (MERIT 90m), ALOS WORLD 3D (AW3D 30m), ASTER (30m) e SRTM (30m) e suas estimativas foram comparadas com estimativas geradas a partir de Modelo Digital do Terro (MDT) LiDAR. Foram simulados 39 reservatórios com diferentes alturas de barragens (5m, 7m, 10m e 15m) distribuídos pelo estado de Pernambuco e mais 12 reservatórios reais com batimetria disponível. Os resultados mostraram que o TAND sistematicamente possui valores de elevação menores que os outros 5 MDEs quando comparados com os dados LiDAR. Na geração dos perfis topográficos o TAND representou bem a variação da curva de referência, mas sempre com valores menores, enquanto o SRTM, BEST e MERIT tiveram valores sempre próximos, com esses dois últimos apresentando valores de elevação um pouco menores em alguns pontos, provavelmente pelo processo de remoção do efeito da vegetação. O AW3D também representou bem os perfis topográficos. Para a representação da área alagada máxima, os melhores MDEs foram o AW3D, BEST e MERIT que tiveram os melhores resultados de interseção e pequenos erros de comissão e omissão. Observou-se que o TAND é levemente deslocado para a esquerda o que pode ter piorado as suas métricas nesse quesito. A comparação das curvas CAV geradas pelo MDE e comparadas com os dados LiDAR mostrou que nem sempre um único MDE apresenta os melhores resultados inviabilizando a indicação de um único MDE para analisar esta métrica, no entanto, o AW3D apresentou os menores erros com estimativas entre 0 e 20% maiores de volume para 50% dos reservatórios analisados com altura da barragem de 15m. Em geral quanto maior a altura da barragem melhores são as métricas, isso acontece porque para áreas maiores os erros e acertos são mais compensados. Na análise dos reservatórios reais apenas 4 dos 12 reservatórios tiveram boa representação na curva CAV o que pode indicar inconsistências na aquisição das informações batimétricas ou inclusão de áreas alagadas a mais pelo nível de detalhamento do LiDAR.
Presidente - 1667263 - ADRIANO ROLIM DA PAZ
Externo à Instituição - ALFREDO RIBEIRO NETO