PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: DÁRIO MACEDO LIMA

DISCENTE: DÁRIO MACEDO LIMA
DATA: 06/05/2021
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/ytu-tkwe-mfe)
TÍTULO: ABORDAGENS DISTRIBUÍDAS PARA SIMULAÇÃO DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL BASEADAS NO MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Modelo chuva-vazão distribuído, Modelo Digital de Elevação (MDE), Método SCS-CN, Hidrograma Unitário.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: O Hidropixel é um modelo chuva-vazão distribuído relativamente simples, utilizado para estimar o hidrograma do escoamento superficial em eventos de precipitação. No Hidropixel, o tempo de viagem do escoamento até o exutório é determinado para cada pixel do Modelo Digital de Elevação (MDE) que pertence à bacia. Em seguida, a chuva excedente é estimada em cada um desses pixels com base no método SCS-CN. O hidrograma final para toda a bacia é a superposição dos hidrogramas gerados por cada pixel. Neste trabalho foram desenolvidos dois métodos com o objetivo de incrementar o modelo: Hidropixel – TUH+ e Hidropixel – DLR. No primeiro deles, um hidrograma unitário triangular é estimado para cada pixel, assim como a versão original, mas é transladado até o exutório de acordo com o tempo de viagem do pixel avaliado. No segundo método, a vazão gerada por um bloco de chuva excedente é transladada até o exutório com base no tempo de viagem do pixel e o hidrograma final do pixel é atenuado por um reservatório linear hipotético presente em cada pixel da bacia, de forma a considerar os efeitos do armazenamento temporário da água. Para avaliar os métodos, foi utilizada como área de estudo a Bacia Hidrográfica do Alto Medway (250 km²), localizada no sudeste da Inglaterra. Os resultados mostraram que os dois métodos melhoraram substancialmente as estimativas de vazão obtidas com o Hidropixel. O Hidropixel – DLR apresentou um bom desempenho na maioria dos eventos (coeficiente de Nash-Sutcliffe médio igual a 0,93) e obteve uma boa performance nas estimativas de vazão de pico e tempo de pico. O Hidropixel – TUH+ também apresentou um bom desempenho (coeficiente de Nash-Sutcliffe médio igual a 0,84), mas ainda assim teve uma performance pior em relação ao Hidropixel – DLR, subestimando as vazões de pico e adiando a ocorrência dessas vazões máximas.
Presidente - 1667263 - ADRIANO ROLIM DA PAZ
Interno - 1550262 - CRISTIANO DAS NEVES ALMEIDA