PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


BOLETIM ANUAL SOBRE A CHUVA NO BRASIL - ANÁLISE A PARTIR DE DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO

O “Boletim anual sobre a chuva no Brasil - Análise a partir de dados de sensoriamento remoto” apresenta um panorama das precipitações ocorridas em 2020, no país, com base em produtos de satélites. Este boletim também apresenta as anomalias da precipitação para 2020, as quais permitem identificar áreas em que choveu abaixo, acima e na média, em relação aos anos anteriores. 

Este boletim é produto do esforço de professores e de alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) visando fornecer à sociedade acadêmica e não acadêmica do Brasil informações sobre a precipitação ocorrida em território nacional de maneira mais didática. A ideia da elaboração de um documento dessa natureza surgiu na disciplina “Geoprocessamento em nuvens com o Google Earth Engine”, ministrada no PPGECAM/UFPB.

Os resultados agora apresentados são fruto do uso do Google Earth Engine. O grupo de pesquisa também criou um aplicativo (app), para que cada leitor possa visualizar os dados e fazer sua própria análise de maneira simples e dinâmica

 

Para acessar o texto completo, clique aqui.