PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: RAQUELINE CALDAS DO NASCIMENTO

DISCENTE: RAQUELINE CALDAS DO NASCIMENTO
DATA: 21/09/2021
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/qte-yuvo-uuw)
TÍTULO: MAPEAMENTO QUALI-QUANTITATIVO DO PROCESSO DE FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA: UMA ANÁLISE DO FOTOTRATAMENTO DE ANTIBIÓTICOS, ANTIHIPERTENSIVOS E ANTI-INLFAMATÓRIOS (AINE’s)/ANALGÉSICOS
PALAVRAS-CHAVES: Análise bibliométrica. Fármacos. Fotocatalisadores. Lentes. Metaanálise, Revisão sistemática.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: A contaminação das águas por meio do lançamento de compostos orgânicos persistentes/recalcitrantes em matrizes aquáticas é um problema recorrente da sociedade. Um dos tratamentos utilizados é o processo de fotocatálise heterogênea, que é capaz de destruir e mineralizar diversos tipos de contaminantes persistentes no meio. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi realizar um mapeamento quali-quantitativo das produções cientificas a cerca da fotocatálise heterogênea aplicada ao tratamento de fármacos, a partir da revisão sistemática e bibliométrica do portfólio bruto e bibliográfico final, seguida de uma análise sistêmica a respeito das lacunas e tendências futuras sobre o tema, utilizando o método construtivista PROKNOW-C. Os artigos foram localizados em duas bases de dados, Scopus e WoS, por meio de dois eixos norteadores que geraram a string de busca ("emerging pollutants" OR "emerging contaminants" OR pharmaceuticals OR caffeine) AND (photocatalysis OR “photocatalytic degradation”), no período de 2010 a 2020. O total de artigos encontrados foi de 3.498. No cenário internacional observou-se que a China, os Estados Unidos e a Espanha constituem os países que mais publicam sobre essa temática, sendo que o Brasil ocupa a 8º posição no ranking. O periódico que mais se destacou é o Chemical Engineering Journal, com a área de Ciências Ambientais concentrando a maioria das publicações no mundo, seguida da área de química e engenharias. Também foi possível identificar que os principais autores que constituíram o portfólio bruto foram Faria, J.L., Dionysiou, D.D., e Silva A.M.T. Já o Portfólio Bibliográfico Final obtido após a seleção foi composto de 40 artigos alinhados ao objetivo desta pesquisa, para os quais foram escolhidas 4 lentes norteadoras para a análise dos dados obtidos em seus experimentos. O estudo de metanálise incluiu quatro trabalhos e os resultados confirmaram a constatação de que a utilização do TiO2 aliado a outros compostos em diversas formas mostrou uma notável eficiência na degradação dos fármacos estudados em mais de 80%. Entre as lacunas estudadas destacaram-se: (1) o número limitado de estudos das interações das variáveis de entrada; (2) o grande número de experimentos realizados em efluentes sintéticos e com concentrações de fármacos fora da realidade dos efluentes reais; (3) a falta de estudos sobre os coeficientes de biodegradabilidade, de forma a constatar a viabilidade de sistema combinado de tratamento biológico e fotoquímico; (4) a inexistência de resultados relativos à análise de custos do processo de fotocatálise heterogênea aplicada ao tratamento de fármacos; (5) o pouco emprego de novos tipos catalisadores estáveis e pouco investigados para sintetização e uso no tratamento de fármacos a partir de resíduos alternativos e sustentáveis.
Presidente - 1821373 - ELISANGELA MARIA RODRIGUES ROCHA
Externo à Instituição - GERALDA GILVANIA CAVALCANTE DE LIMA