PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CINDY DEINA FARTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINDY DEINA FARTO
DATA: 29/09/2021
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/nns-xokd-vmv)
TÍTULO: CONTAMINANTES EMERGENTES EM COLEÇÕES HÍDRICAS NA REGIÃO DA GRANDE JOÃO PESSOA - PB: AVALIAÇÃO DA PRESENÇA E EFICIÊNCIA DE REMOÇÃO NAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS
PALAVRAS-CHAVES: Contaminantes emergentes. Ocorrência. Estações de Tratamento de Água. Estações de Tratamento de Esgoto. Eficiências de Remoção.
RESUMO: Os contaminantes emergentes (CEs) podem ser definidos como grupos de substâncias, tanto de origem sintética, como natural, que fazem parte de uma ampla classe de compostos que ainda não possuem regulamentação e, portanto, que não são obrigatoriamente objeto de monitoramento ou relatórios sanitários indicando a sua presença nos esgotos ou na água de consumo. O interesse por estudos associados à ocorrência e efeitos no ambiente é recente e ainda há uma escassez de dados relacionados à ocorrência destes contaminantes no Brasil. Assim, a determinação quantitativa desses contaminantes em matrizes ambientais reveste-se de grande importância, pois passa a ser possível o estabelecimento do verdadeiro cenário de contaminação do ambiente. Dessa maneira, o objetivo geral do trabalho é avaliar a presença de contaminantes emergentes na área de produção de água de abastecimento da Grande João Pessoa, especificamente em estações de tratamento de água e esgoto. As amostras estão sendo coletadas nas ETAs de Gramame e Marés e nas ETEs do município de Pedras de Fogo e Odilândia. A técnica de extração em fase sólida (SPE) está sendo empregada para a extração dos compostos de interesse das amostras que posteriormente serão analisadas por cromatografia gasosa (GC). Os compostos de interesse previamente selecionados são: Paracetamol (PCT), Diclofenaco (DCF), Triclosan (TCS), Diuron (DIU), Atrazina (ATZ), Estrona (E1), Estradiol (E2), Etinilestradiol (EE2), Atenolol (ATN) e Progesterona (PROG). Após a etapa de identificação e quantificação, serão avaliadas as eficiências de remoção dos CEs nas ETAs e ETEs, bem como, serão selecionadas tecnologias, segundo os critérios de elevada eficiência, baixo custo e simplicidade de operação, para tratamento de água e esgotos com fins de remoção de contaminantes emergentes.
Presidente - 1453010 - GILSON BARBOSA ATHAYDE JUNIOR
Interno - 1683197 - RENNIO FELIX DE SENA