PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS MOURA DELFINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS MOURA DELFINO
DATA: 22/10/2021
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/dgi-tdyt-dvy)
TÍTULO: Argamassa de Álcali-Ativação Híbrida com Resíduos de Construção e Demolição como Material de Reparo Estrutural
PALAVRAS-CHAVES: álcali-ativação; resíduo de construção e demolição; reparo.
RESUMO: A produção do cimento Portland somada a imensa geração de resíduos de construção e demolição (RCD) são responsáveis por uma porcentagem bastante elevada da agressão causada ao meio ambiente. Com isso, a necessidade de viabilizar a diminuição do uso desse aglomerante assim como viabilizar novas formas de reaproveitamento para o RCD, fundamentou o objetivo desta pesquisa, que é o desenvolvimento de uma argamassa de reparo álcali-ativada a partir de resíduos de cerâmica vermelha (RCV) suplementado com resíduos de concreto e argamassa (RCA). Para isso, foi realizada uma caracterização físico-química-mineralógica dos resíduos, em seguida, foram estabelecidos os traços de 4 aglomerantes variando apenas a % mássica de substituição entre o RCV e RCA (100/0; 90/10; 80/20; 60/40), para a partir deles serem dosadas 12 argamassas, com diferentes porcentagens volumétricas de agregado (30%, 40% e 50%), a fim de conhecer o desempenho mecânico em função dessas variáveis, e, por fim, avaliar a aderência, trabalhabilidade, porosidade e absorção de água das 4 argamassas de maiores resistências iniciais. Os resultados da caracterização realizados até então mostraram a riqueza de sílica e alumina do RCV e de sílica e óxido de cálcio do RCA, compreendendo mais de 60% da composição química dos materiais. O DRX indicou a pouca reatividade de ambos os resíduos com várias fases cristalinas, fazendo-se necessária análises adicionais para essa discussão.
Interno - 031.094.674-37 - ALINE FIGUEIRÊDO NÓBREGA DE AZERÊDO - UFCG
Externo à Instituição - ANA CECILIA VIEIRA DA NÓBREGA