PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA GONÇALVES LUZ NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA GONÇALVES LUZ NUNES
DATA: 25/10/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Novas Tecnologias e Mobilidade Urbana: Uma Análise do Impacto da Pandemia do Covid-19 sobre a Relação entre os Serviços de Ridesourcing e o Transporte Público
PALAVRAS-CHAVES: ridesourcing; transporte público; pandemia; substituição; preferência revelada; preferência declarada.
RESUMO: Os serviços de ridesourcing correspondem aos serviços de transporte, onde a partir de um smartphone equipado com GPS, o passageiro pode solicitar uma viagem por um aplicativo, que o conecta ao motorista mais próximo disponível. Esses serviços surgiram nos Estados Unidos, mas rapidamente se propagaram para outros países. Essa rápida expansão e a falta de dados disponibilizados pelas companhias de ridesourcing fazem com que seus efeitos, sobretudo em relação aos outros modos de transporte, ainda não sejam muito claros. Em relação ao Transporte Público (TP), são dois os possíveis efeitos do ridesourcing, o de complementaridade e o de substituição. O primeiro é considerado positivo, porque pode melhorar a acessibilidade e incentivar a realização de viagens com TP, e o segundo, é considerado negativo porque pode aumentar os níveis de congestionamento e de poluição atmosférica. Na literatura não há um consenso sobre qual desses efeitos é predominante, porém devido as externalidades negativas que podem ser provocadas pelo efeito de substituição, exigem que uma maior atenção seja dada a esse efeito. A preocupação em relação a esse efeito aumentou durante a pandemia, porque apesar de ter ocorrido uma dimunuição no número total de viagens realizadas com ridesourcing, muitos passaram a utilizá-lo como uma alternativa ao transporte público, devido a percepção de menores riscos sanitários associados as viagens com o TP. Assim, devido ao efeito disruptivo que os serviços de ridesourcing já provocaram sobre a mobilidade urbana, é importante compreender como a pandemia do Covid-19 pode ter afetado a escolha desses serviços, e principalmente sua relação com o TP. Por isso, neste trabalho é proposto um procedimento metodológico baseado em experimentos de preferência revelada e declarada, para analisar os fatores que influenciam o uso do ridesourcing de forma substituta ao transporte público, durante a pandemia.
Externo à Instituição - CIRA SOUZA PITOMBO
Externo à Instituição - LEONARDO HERSZON MEIRA