PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: GERALDO MOURA RAMOS FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERALDO MOURA RAMOS FILHO
DATA: 27/10/2021
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/qrn-edni-qhi)
TÍTULO: PERFORMANCE OF RAINFALL THRESHOLD FOR HYDROLOGICAL DISASTERS IDENTIFICATION FROM GROUND - AND SATELLITE - BASED (SUB)DAILY DATA
PALAVRAS-CHAVES: Desastres naturais, Precipitações extremas, Limiares de precipitação.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: Grande esforço está sendo realizado durantes as últimas décadas para desenvolvimento e aprimoramento de métodos para previsão e alertas de desastres. Dentre eles, os limiares de precipitação ganham destaque devido à sua simplicidade para aplicação em diferentes regiões. Alguns fatores dificultam a determinação dos limiares de chuva, como a qualidade dos dados de chuva e desastres, e as grandes distâncias entre as estações pluviométricas e os desastres. Para superar essas limitações, o uso de produtos de precipitação por satélite é uma saída para caracterizar os eventos de chuva que desencadeiam desastres. Consequentemente, esta tese tem como objetivo apresentar um método melhorado para a delimitação de limiares de picos de intensidade de chuva para avaliação e alerta dos desastres, através da aplicação de métodos baseados em probabilística e levando em consideração as condições antecedentes ao desastre. Além disso, avaliar a qualidade dos produtos de precipitação baseados em satélite para criar limites de precipitação para prever e alertar desastres naturais. O Estado de São Paulo foi escolhido por ser uma região típica para ocorrências de deslizamentos, inundações e erosão do solo. Além disso, São Paulo é o estado mais rico do Brasil, com o maior número de registros de inundações e enxurradas, bem como dados pluviométricos subdiários disponibilizados por órgãos públicos. Os resultados mostram que as melhorias propostas neste estudo ajudaram a reduzir significativamente incertezas provocadas por um número considerável de ocorrências e não ocorrências entre os limiares superior e inferior. Além disso, o delineamento do limiar intermediário também apresentou melhorias para quase todos os intervalos de tempo considerados. Já, a avaliação dos produtos baseados em satélite mostrou que eles apresentam menor acurácia em relação aos pluviômetros, tendendo a subestimar as medidas observadas in-situ, principalmente, para escalas subdiárias. No entanto, eles podem ser aplicados como fonte alternativa para o desenvolvimento de sistemas de alerta, principalmente, em áreas com menor densidade de pluviômetros. De forma geral, conclui-se que os resultados encontrados devem ser úteis na tomada de decisão, na implementação de sistemas de monitoramento e alerta precoce de inundações, e na contribuição para o desenvolvimento de modelos mais robustos e/ou complexos para minimizar os impactos, seja utilizando dados in-situ ou baseados em satélite.
Presidente - 1550262 - CRISTIANO DAS NEVES ALMEIDA
Interno - 1667263 - ADRIANO ROLIM DA PAZ