PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PALLOMA KAROLAYNE SANTOS OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PALLOMA KAROLAYNE SANTOS OLIVEIRA
DATA: 03/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/pxx-nxht-ouc
TÍTULO: ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ARGAMASSAS AUTONIVELANTES PARA CONTRAPISO UTILIZANDO ADIÇÕES MINERAIS COMO SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO CIMENTO PORTLAND
PALAVRAS-CHAVES: Argamassa autonivelante; resíduo de construção e demolição; bagaço de cana-de-açúcar.
RESUMO: A argamassa autonivelante é um material de baixa viscosidade cuja principal característica é a elevada fluidez, em comparação com as argamassas convencionais, e grande capacidade de espalhamento e nivelamento sem necessidade de vibração. Todavia, uma das desvantagens desse material está no seu alto custo, relacionado a complexidade da dosagem em virtude da escolha de mais de um tipo de cimento e de muitos tipos de aditivos químicos. Além disso, outro fator que pode limitar o uso da argamassa autonivelante é o fenômeno da retração, que pode levar ao aparecimento de fissuras o que permite a entrada de agentes agressivos que podem reduzir a vida útil do material. Dessa forma, a fim de minimizar essas desvantagens, esta pesquisa tem por objetivo avaliar a incorporação de diferentes fílers nesse tipo de material, uma vez que esses finos podem reduzir o risco de segregação e aumentar a fluidez da argamassa autonivelante. Para tal, é feito uso de adições minerais provenientes de resíduos gerados em outros setores da economia, como é o caso dos Resíduos da Construção Civil (RCD) e da Cinza do Bagaço da Cana-de-açúcar (CBC), além do Fíler Calcário (FC) que é utilizado como adição na argamassa de referência. A utilização pela construção civil desses resíduos gera grande interesse diante de uma sociedade cada vez mais focada na consciência ambiental, auxiliando na redução da disponibilidade de matérias-primas não renováveis no meio ambiente, e na redução de custos, tendo em vista a substituição parcial do Cimento Portland por esses produtos. Assim, esta pesquisa analisa o efeito da incorporação de RCD e da CBC nas propriedades reológicas, físicas e mecânicas de argamassas autonivelantes produzidas à base de cimento e filler calcário. Para tanto, será feita uma mistura de referência na proporção em peso de 1:2:3 (cimento:FC:areia natural). A partir dessa mistura, o cimento será substituído pelo RCD e CBC nos níveis de 10%, 15% e 20%, tanto de forma isolada, fazendo uso apenas do RCD ou CBC e o FC da argamassa de referência, como em misturas ternárias, combinando o FC, o RCD e o CBC. Para isso, esses resíduos foram submetidos a moagem em moinho de bolas durante 8 horas (aproximadamente 30.000 rotações), a fim de obter uma granulometria similar ao cimento utilizado, além de serem submetidos a uma caracterização físico-mineralógica, que permitiu avaliar se os resíduos estão ou não aptos à aplicação em argamassa autonivelante.
Presidente - 031.094.674-37 - ALINE FIGUEIRÊDO NÓBREGA DE AZERÊDO - UFCG
Interno - 1287752 - GIVANILDO ALVES DE AZEREDO