PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR MARINHO CAHINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTHUR MARINHO CAHINO
DATA: 19/11/2021
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/snq-ykod-vid)
TÍTULO: USO DE CATALISADORES HETEROGÊNEOS ALTERNATIVOS PARA O FOTOTRATAMENTO DE EFLUENTE REAL PROVENIENTE DE INDÚSTRIA TÊXTIL
PALAVRAS-CHAVES: resíduos ambientais; fotocatálise solar heterogênea; indústria têxtil, óxidos, pó de aciaria, casca de ovo
RESUMO: Os resíduos sólidos são considerados um dos maiores responsáveis pelas agressões ao meio ambiente, já que a geração destes vem aumentando gradativamente, sobretudo após a Revolução Industrial. Ao mesmo tempo, os estudos para o desenvolvimento de técnicas de tratamento e destinação destes não tem acompanhado este aumento. Torna-se necessário encontrar alternativas de utilização destes materiais. Além disso, a globalização acarretou no crescimento de industrias e dentre elas, têm-se a indústria têxtil que gera elevado volume de efluentes que os processos convencionais de tratamento não são capazes de remover de maneira eficiente. Neste sentido, a presente pesquisa visa avaliar a utilização do pó de aciaria elétrica (PAE), resíduo proveniente da indústria siderúrgica, e a casca do ovo de galináceo calcinada a 600, 700, 800 e 900 ºC como catalisadores heterogêneos alternativos na fotodegradação de compostos presentes em efluente proveniente de indústria têxtil via processo de fotocatálise heterogênea solar. Os catalisadores foram caracterizados através de Difração de Raios-X (DRX), Espectroscopia na Região do Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Termogravimetria (TG) e Refletância Difusa para o cálculo do band gap. Foram realizados planejamentos fatoriais para avaliar a adsorção (após 30 minutos) e eficiência de remoção da cor do efluente sob luz solar (após 120 minutos) no pH natural do efluente têxtil, variando concentração de catalisador e de H2O2. Os resultados das caracterizações por DRX e FTIR mostraram que os principais componentes são óxido ferrosos para o PAE e óxidos de cálcio para a casca do ovo. A investigação do band gap mostrou que os materiais possuem energia muito próxima a 3,0 eV, próxima a catalisadores conhecidos como TiO2 e ZnO e, portanto, possuem reconhecida propriedades óticas para aplicação em fotocatálise. A curva termogravimétrica informou a ótima estabilidade do PAE e casca do ovo em altas temperaturas, com estabilidade alcançada após 690 ºC para o PAE e 780 ºC para a casca do ovo. Foi possível verificar que a utilização do pó de aciaria teve uma influência positiva na degradação de compostos que conferem cor ao efluente têxtil, obtendo remoção de aproximadamente 17,6% após adsorção e remoção total de 28,5% após 120 minutos de exposição a radiação solar quando se utilizou 1,0 g/L de catalisador e sem utilização de H2O2. A casca do ovo calcinada a 900 ºC teve comportamento superior ao PAE, alcançando remoção de cor aproximadamente 32,9% após adsorção e remoção total de 62,1% após mais 120 minutos de exposição a radiação solar quando se utilizou 1,0 g/L de catalisador e não se utilizou H2O2. Concluiu-se que os catalisadores heterogêneos alternativos possuem elevada capacidade adsortiva e fotocatalítica, podendo ser uma alternativa a remoção de cor de efluentes têxteis.
Externo à Instituição - CAMILA COSTA DE AMORIM AMARAL
Presidente - 1821373 - ELISANGELA MARIA RODRIGUES ROCHA