PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: ARYELLE NAYRA AZEVEDO SILVA

DISCENTE: ARYELLE NAYRA AZEVEDO SILVA
DATA: 11/12/2021
LOCAL: Videoconferência (https://bityli.com/QkCdap)
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE CAMINHABILIDADE E SAÚDE: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOIS BAIRROS DE JOÃO PESSOA – PB
PALAVRAS-CHAVES: Bem-estar humano, morfologia urbana, planejamento urbano, transporte ativo, infraestrutura pedonal.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: O desenho urbano é capaz de influenciar o comportamento humano. Essa influência pode se manifestar através da caminhabilidade, um atributo do meio urbano capaz de incentivar o transporte ativo e a atividade física, e que tem sido comumente associada a doenças e fatores e risco. Em vista disso, este estudo em como objetivo geral avaliar como a caminhabilidade reflete na saúde dos residentes de João Pessoa - PB a partir de uma amostra formada por dois bairros da cidade com características morfológicas distintas. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática seguindo a metodologia PRISMA, em oito bases de dados, sem restrição temporal, que buscou mapear e analisar a literatura sobre os efeitos da caminhabilidade na saúde humana. Após essa etapa, foram escolhidos dois bairros da cidade de João Pessoa, Miramar e São José, onde foram selecionados recortes urbanos, através do método de Amostragem Estratificada Proporcional (AEP). Realizou-se então a avaliação da caminhabilidade nas áreas de estudo recortadas, utilizando o iCam 2.0, ferramenta desenvolvida pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil). Foram coletados dados de saúde dos residentes dos bairros avaliados, a fim de comparar e analisar de forma descritiva os resultados de caminhabilidade e saúde nos dois cenários. Os resultados da aplicação do iCam revelou que a caminhabilidade é insuficiente em diversos trechos de ambos os bairros. Entretanto, a nota geral da caminhabilidade do bairro Miramar foi mais alta e considerada suficiente pelo índice, já o bairro São José obteve a pior avaliação de caminhabilidade e o maior número de moradores com problemas de saúde. Os resultados dessa pesquisa podem contribuir na construção da literatura sobre o tema e no entendimento dos aspectos do desenho urbano que favorecem a caminhabilidade, colaborando assim para que gestores públicos e planejadores urbanos direcionem esforços e investimentos que visam promover melhores condições de caminhada aos pedestres, e consequentemente, incentivam a adoção de uma forma de transporte ativa e mais saudável.
Externo à Instituição - LUCILA CHEBEL LABAKI
Presidente - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA