PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: PALOMA SANTOS XAVIER DE ALCANTARA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PALOMA SANTOS XAVIER DE ALCANTARA
DATA: 23/02/2022
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: CONCRETOS GEOPOLIMÉRICOS REFRATÁRIOS SINTETIZADOS COM DIFERENTES SILICATOS (SÓDIO E POTÁSSIO) E AGREGADO DE RESÍDUO DE CERÂMICA VERMELHA
PALAVRAS-CHAVES: geopolímero refratário, concreto refratario, ativação alcalino, resíduo de cerâmica vermelha.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil
ESPECIALIDADE: Materiais e Componentes de Construção
RESUMO: Embora os geopolímeros sejam materiais refratários, suas características mecânicas são prejudicadas quando submetidos a altas temperaturas. Os silicatos mais utilizados para produção da solução alcalina ativadora desses materiais são os de Sódio e de Potássio. Nesse cenário, este trabalho teve como objetivo desenvolver formulações de matrizes geopoliméricas refratárias à base de metacaulim (MK) preparadas com hidróxido de Sódio e diferentes silicatos (de Sódio e de Potássio), comparando propriedades. Resíduo de cerâmica vermelha (RCV) foi incorporado como agregado e reforço estrutural. Buscou-se empacotar granulometricamente três tamanhos de grãos (9,5mm, 6,3mm e 4,8mm) através da metodologia das misturas sucessivas. A mistura ótima encontrada apresentou índice de vazios de 58,24%. Foram desenvolvidas formulações de pastas para produção de concretos geopolímeros, divididos em dois grupos, G1 e G2. O primeiro possui utilizou em sua composição silicato de Sódio. Já o segundo, silicato de Potássio. Testaram-se propriedades das pastas no estado fresco e endurecido, bem como resistência à temperatura. A partir de então, escolhidas as duas melhores formulações, uma de cada grupo, com a adição de RCV, realizaram-se os testes refratários nos concretos. As formulações das pastas de G1 e G2 respectivamente em proporção de massa relativamente ao MK são: 1,00:0,98:0,11:0,07 (MK, silicato de Sódio, hidróxido de Sódio, água) e 1,00:0,98:0,11:0,00 (MK, silicato de Potássio, hidróxido de Sódio, água). Os concretos G1 e G2 (pasta geopolimérica mais RCV) foram moldados, curados e calcinados para avaliação de propriedades mecânicas, mineralógicas e microestruturais residuais pós-exposição às temperaturas ambiente (TA), 200°C, 600°C, 800°C e 1000°C. Quanto à variação linear, G1 apresentou comportamento expansivo em altas temperaturas, o que não aconteceu com G2 que retraiu. Ambos os concretos sofreram perda de massa associada à saída de água e desidroxilação. A sinterização viscosa e densificação iniciaram a 800°C. As matrizes de G2 foram mais resilientes à recristalização, marcando maior estabilidade térmica, confirmada pela menor deterioração de microestrutura na condição pós-queima a 800°C. As densidades aparentes de G1 e G2 na condição seca foram de 1,84g/cm³ e 1,77g/cm³, respectivamente, sendo classificados como semi-isolantes. Apesar de G1 ter apresentado menor índice de vazios em relação a G2, manifestou menor condutividade térmica (ou maior refratariedade). De uma maneira geral, tanto G1 quanto G2 possuem baixas resistências mecânicas, porém boas propriedades térmicas.
Presidente - 6333295 - NORMANDO PERAZZO BARBOSA
Interno - 1346053 - ALUISIO BRAZ DE MELO