PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: ELDA KAROLINE VIDERES FERRAZ

DISCENTE: ELDA KAROLINE VIDERES FERRAZ
DATA: 30/03/2022
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/pyj-esye-ysr)
TÍTULO: RELAÇÃO ENTRE O COEFICIENTE DE EFICIÊNCIA VOLUMÉTRICA E INDICADORES DE VIABILIDADE ECONÔMICA EM SISTEMAS DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Captação de água pluvial, eficiência de reservatórios, indicadores econômicos.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: O Coeficiente de Eficiência Volumétrica (CEV) é definido como o quociente entre o volume de água de chuva que se pode aproveitar em um ciclo anual e o volume do reservatório e tem como finalidade a identificação da eficiência de um volume unitário do reservatório em aproveitar água de chuva ao longo de um ciclo anual. O presente trabalho tem como objetivo delinear modelos matemáticos que relacionem o CEV a indicadores de viabilidade econômica em sistemas de captação e aproveitamento de água de chuva em edificações residenciais. O estudo foi realizado em 6 cidades brasileiras, sendo elas Cuiabá – MT, Feira de Santana – BA, Manaus – AM, Porto Alegre – RS, Recife – PE e São Paulo – SP. Foi realizado o estudo orçamentário da implantação do sistema de captação de águas pluviais em residências nas cidades para diferentes volumes de reservatório, áreas de captação, padrões socioeconômicos, tarifas de água e taxas de juros, para posterior avaliação econômica através dos indicadores de VPL e B/C e então foi relacionado esses indicadores com os CEVs das cidades, escolhendo apenas o indicador que melhor se associa ao CEV. Observou-se que a tarifa de água cobrada pelas concessionárias de abastecimento, a taxa de juros aplicada e o padrão socioeconômico são variáveis relevantes no estudo da viabilidade econômica. Do ponto de vista do benefício direto para o usuário final, para a maioria (84,4%) dos cenários estudados a captação e aproveitamento de água de chuva em residência não é uma alternativa viável. A viabilidade ocorre com mais frequência quando se tem tarifas de água mais altas, padrão socioeconômico da residência (atrelado ao padrão de consumo de água) mais alto, taxas de juros mais baixas e reservatórios menores. O CEV é fortemente relacionado à relação B/C em sistemas de captação de água de chuva em residências. Quanto maior o CEV, maior é a ocorrência de cenários economicamente viáveis. Dessa forma, este coeficiente pode ser utilizado para previsão de viabilidade econômica em tais sistemas. Modelos para estimativa da relação B/C a partir do CEV foram delineados e foram calculados os valores mínimos de CEV para um dado cenário, que resulte em relação B/C igual a 1.
Externo à Instituição - CARLOS DE OLIVEIRA GALVAO
Interno - 1550262 - CRISTIANO DAS NEVES ALMEIDA