PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: TAINÁ GOMES DOS SANTOS COSTA

DISCENTE: TAINÁ GOMES DOS SANTOS COSTA
DATA: 31/03/2022
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/axt-mftb-ocy)
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA ILUMINAÇÃO NATURAL NO AMBIENTE ESCOLAR: O IMPACTO DO OFUSCAMENTO EM CRIANÇAS NAS SALAS DE AULA DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Iluminação natural, ofuscamento, conforto lumínico, escolas.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: O ofuscamento é uma perturbação visual causada quando uma parte do ambiente tem excesso de luz se comparada com o restante, e é um incômodo frequente em salas de aula. Problemas de ofuscamento são comuns em escolas brasileiras e não há uma uniformidade na distribuição da iluminância na maioria das salas, porque há uma padronização na quantidade de lâmpadas, independentemente do tamanho do ambiente. O objetivo geral deste trabalho é analisar a probabilidade de ofuscamento em crianças em salas de aula de três escolas de ensino fundamental em João Pessoa, PB, segundo suas diferentes posições nas carteiras, em horários distintos. O trabalho foi desenvolvido a partir de simulações computacionais de iluminação dando ênfase nas salas de aula das escolas, e de análises comparativas com medições in loco, utilizando métodos estatísticos coerentes com os dados levantados. Os resultados confirmam as influências da orientação das salas, dos horários e das posições dos alunos nos contrastes de ofuscamento, concluindo-se que as mudanças projetuais na situação atual das escolas reduziram a incidência lumínica nas salas e o contraste de iluminâncias.
Externo à Instituição - LUCILA CHEBEL LABAKI
Interno - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA