PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: YSA HELENA DINIZ MORAIS DE LUNA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YSA HELENA DINIZ MORAIS DE LUNA
DATA: 18/04/2022
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/wfc-wyjk-myg)
TÍTULO: EFICIÊNCIA VOLUMÉTRICA DE RESERVATÓRIOS PARA APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Aproveitamento de água de chuva, análise de reservatórios, eficiência, Brasil.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: Na atualidade, inúmeras ferramentas (índices, equações, eficiências) têm sido aplicadas ao dimensionamento dos reservatórios de sistemas de captação e aproveitamento de água de chuva (SCAAC), de modo a torná-los mais viáveis técnica e economicamente. Esta tese tem por objetivo apresentar coeficientes que possibilitam a análise do volume potencialmente aproveitável anualmente e da eficiência de reservatórios utilizados para aproveitamento de água de chuva em residências, quais sejam: coeficiente de eficiência volumétrica (CEV), coeficiente de eficiência volumétrica específica (CEVE) e coeficiente de correção de aproveitamento volumétrico (CCAV). Os coeficientes foram calculados com a utilização de séries diárias de precipitação, para todo o território brasileiro e por meio de geoprocessamento houve a elaboração de imagens consultivas. O CEV exprime o quantitativo de água pluvial que se pode aproveitar em um ciclo anual por unidade de volume de reservatório e alcançou valores mais elevados para cenários combinando maiores áreas de captação e menores volumes de reservatórios, sendo mais elevados na região amazônica, centro-oeste e sul e apresentando valores mais baixos nas regiões nordeste e sudeste, acompanhando a disponibilidade da precipitação pluviométrica. O CEVE foi proposto para melhor comparação da eficiência volumétrica dos reservatórios entre localidades com pluviosidade distintas, atenuando os efeitos da precipitação, e apresentou valores elevados na região nordeste, principalmente na região semiárida, possibilitando uma análise mais justa da eficiência volumétrica para localidades com baixos índices pluviométricos. Estes coeficientes podem ser utilizados como critério para priorizar alocação de recursos para implantação de SCAACs. Por sua vez, o CCAV permite a correção do volume aproveitável, quando da utilização de médias mensais de precipitação, reduzindo os erros na estimativa do volume aproveitado em um ciclo anual, e alcançou valores baixos na região norte e no semiárido nordestino e valores elevados na região sul, demonstrando maior relevância na aplicação e correção dos volumes nesta última região. O CEV e o CEVE se correlacionam fortemente com o índice de precipitação anual média, e O CCAV apresentou maior correlação com o coeficiente de variação da série diária de precipitação. A espacialização dos valores dos coeficientes, apresentada na forma de imagens, revelou-se uma ferramenta de fácil usabilidade para consumidores finais dos SCAACs e as correlações dos coeficientes com parâmetros pluviométricos permite expandir a abrangência da aplicação desses coeficientes por usuários fora do território abordado nesse estudo.
Interno - 1550262 - CRISTIANO DAS NEVES ALMEIDA
Externo à Instituição - EDUARDO HENRIQUE BORGES COHIM SILVA