PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: MATEUS RODRIGUES DA COSTA

DISCENTE: MATEUS RODRIGUES DA COSTA
DATA: 02/06/2022
LOCAL: Videoconferência (https://bit.ly/3x2tuUV)
TÍTULO: ESTUDO EXPERIMENTAL E NUMÉRICO DE CONECTORES DE CISALHAMENTO EM CHAPA XADREZ DISCRETOS
PALAVRAS-CHAVES: Estruturas mistas; Ensaios Push-out; Conectores lineares.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: O uso de estruturas mistas de aço-concreto já se mostra bastante consolidado em diversas aplicações, entretanto, destaca-se ainda a escassez e relevância de trabalhos que abordem novas alternativas de conectores lineares de cisalhamento, adicionados de outros mecanismos resistentes, ou ainda de novas disposições e geometrias que contemplem os modelos construtivos mais difundidos no país. Este trabalho avaliou experimentalmente uma nova alternativa de conector de cisalhamento linear discreto, formado por chapas com ranhura xadrez, por meio de revisão sistemática e programa experimental. Foram captados 2976 trabalhos por meio de uma pesquisa sistêmica e direcionada na base de dados Scopus, dos quais, após a aplicação de diversos filtros de relevância e adequação, 18 trabalhos compuseram uma metanálise acerca das conexões lineares de cisalhamento em estruturas mistas. Como resultado, apesar da heterogeneidade dos dados, mostrouse um perfil de resistência e comportamento dúctil bastante satisfatório, sendo 563 kN, 1808 kN/m, 511 kN, 9,73mm e 2,13 as medianas para resistência por conector, por metro, por abertura, capacidade de ductilidade e coeficiente de deslizamento, respectivamente. As análises de correlação e variância expuseram a influência dos vários parâmetros no comportamento dos conectores lineares, com destaque ao impacto da espessura, formato dos furos e presença de reforço na resistência e ductilidade dos modelos. Ao fim, foi possível a construção de modelos de regressão para o estudo de resistências de conectores lineares, com coeficiente de determinação ajustado (R²) de superiores e 0,96 e erros padrão na ordem de 140 kN, sendo considerados satisfatórios. Ademais, realizou-se uma prática experimental por meio de ensaios de cisalhamento do tipo Push-out, avaliando a tipologia das lajes e adição dos mecanismos resistentes. Os ensaios mostraram que os conectores propostos apresentaram um bom comportamento estrutural, apresentando resistência médias ao cisalhamento de 484,80 kN, 468,60 kN e 212,95 kN, respectivamente, para os modelos MAC-X, TRE-X e MAC-L. Os conectores se apresentaram com ductilidade dentro dos padrões normativos. Se tratando da lei cinemática, percebeu-se características de modelos perfurados e conexões por aderência. Em última análise, as lajes treliçadas mostraram-se mais susceptíveis aos padrões de fissuração, do que os modelos com lajes maciças, e isto deve-se à sua baixa taxa de armadura.
Presidente - 1046483 - HIDELBRANDO JOSE FARKAT DIOGENES
Externo à Instituição - JOSÉ NERES DA SILVA FILHO