PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA ALICE RODRIGUES DANTAS ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA ALICE RODRIGUES DANTAS ALMEIDA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Larhena
TÍTULO: DEGRADAÇÃO DE REDES DE DRENAGEM VIA UPSCALING DAS DIREÇÕES DE FLUXO A PARTIR DE MDT LIDAR DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL
PALAVRAS-CHAVES: Redes de drenagem; Direções de fluxo; Upscaling; MDT; LiDAR.
RESUMO: Os Modelos Digitais de Elevação (MDEs) têm auxiliado no desenvolvimento de estudos em diversas áreas, especialmente na modelagem hidrológica. A inserção de MDEs com resoluções da ordem de 30 e 90 metros na modelagem hidrológica de grandes bacias (dimensões superiores a 10.000 km²), como é o caso dos produtos da Missão SRTM, envolve a necessidade de degradação da informação para uma resolução mais grosseira, reduzindo custos associados ao armazenamento e ao processamento, mantendo a qualidade da representação espacial e preservando a interconexão do fluxo entre as células do modelo. Para isto, tem-se duas abordagens: a reamostragem e o upscaling das direções de fluxo. Enquanto a reamostragem envolve a adoção de técnicas para degradar MDE de alta resolução e posteriormente extrair seus planos de informação, o upscaling concentra-se na geração da informação na resolução degradada a partir das direções de fluxo de alta resolução, reduzindo erros e permitindo simulações mais precisas. O algoritmo de upscaling que tem apresentado resultados superiores, ao ser comparado com outros, é o COTAT+. Sua aplicação envolve dois parâmetros, o caminho mínimo de montante (MUFP) e a área incremental mínima (AT). A disponibilidade de dados cada vez mais refinados, da ordem de centímetros, como os Modelos Digitais de Terreno (MDTs) provenientes de sensores LiDAR, tem agregado ainda mais valor à modelagem hidrológica e hidrodinâmica. O upscaling mostra-se como uma importante ferramenta para trabalhar com dados com esse refinamento, reduzindo custos e erros associados à delimitação da bacia e determinação da rede de drenagem. Nesse sentido, esta pesquisa propõe-se a avaliar o desempenho do procedimento de degradação de redes de drenagem a partir da adoção do COTAT+, considerando MDT LiDAR de alta resolução espacial e um salto de escala de 1 para 100 metros, para as bacias do Riacho das Garças (4.094,1 km²) e Rio Sirinhaém (2.090,64 km²), localizadas no estado de Pernambuco. Foram investigados erros na delimitação da bacia hidrográfica e rede de drenagem e avaliada a sensibilidade do algoritmo frente à variação dos parâmetros MUFP e AT. Ainda, serão analisadas as melhorias na rede de drenagem obtida pelo upscaling derivadas do MDR LiDAR de 1 metro relativamente à rede derivada do MDE SRTM de 30 e 90 metros. Para as redes de drenagem, as principais alterações observadas estavam relacionadas à variação do parâmetro AT. No caso das bacias hidrográficas, não houve uma variação expressiva das áreas para a variação dos parâmetros.
Presidente - 1667263 - ADRIANO ROLIM DA PAZ
Externo à Instituição - CAMILO DALELES RENNÓ