PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAINA SALUSTIO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA SALUSTIO DA SILVA
DATA: 23/09/2022
LOCAL: Sala do PPGECAM (Bloco Multimídia)
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE ADERÊNCIA DE ARGAMASSAS COLANTES A PARTIR DA ENERGIA CRÍTICA DE PROPAGAÇÃO DE FISSURAS
PALAVRAS-CHAVES: descolamento, frequência de ressonância, propagação de fissura, aderência.
RESUMO: Apesar dos diversos avanços tecnológicos alcançados no setor de tecnologia de fachadas e da atualização de documentos normativos que especificam critérios de uso dos materiais componentes do revestimento, ainda é possível perceber que um grave problema persiste nas construções modernas: o descolamento cerâmico. A maioria desses descolamentos ocorrem na interface da argamassa colante com a placa cerâmica, em razão de ser essa a região mais solicitada por esforços simultâneos de tração e cisalhamento quando considerados os efeitos termo-higroscópicos dos materiais. As variações bruscas de temperatura geram tensões que atuam na argamassa colante levando ao aparecimento de danos por meio da ação de fadiga termomecânica. Apesar disso, no Brasil, a metodologia adotada para avaliação da aderência em revestimentos consiste em um ensaio que avalia somente a resistência à tração direta. Nesse sentido, esta pesquisa visa avaliar a eficiência de aderência na interface argamassa colante/placa cerâmica, por meio de ensaios que simulem o efeito dos esforços de tração e cisalhamento, a partir do acompanhamento da evolução do dano em testes de propagação de fissura. Para isso, foram moldadas amostras sanduíches formadas por duas placas cerâmicas unidas por argamassa colante. Dois tipos de argamassa colante foram utilizados, diferenciadas pela sua capacidade de aderência. A avaliação proposta será realizada por meio de técnicas tanto destrutivas (ensaio de modo misto de tensões – MMF) quanto não destrutivas (frequência de ressonância). A fim de traçar a metodologia de ensaio para os testes de frequência de ressonância, efeitos das variáveis tecnológicas do ensaio, a saber, nível de aperto aplicado para posicionamento da amostra na base de engaste e posicionamento do acelerômetro, foram investigados. Também foram realizadas medidas para obtenção das frequências naturais dos materiais que compunham a amostra sanduíche, com objetivo de conhecer o seu perfil dinâmico. Testes de frequência foram realizados na placa cerâmica, na argamassa e no conjunto. Os resultados obtidos mostraram que os níveis de aperto empregados no ensaio não causaram mudanças nos espectros obtidos. Já o tipo de argamassa colante e o posicionamento do sensor provocou diferenças significativas em alguns dos parâmetros investigados. A análise dos espectros dos materiais individuais e do conjunto, possibilitou identificar quais faixas de frequência são características da argamassa e quais são características da placa cerâmica.
Externo à Instituição - ANGELO JUST DA COSTA E SILVA
Interno - 1451686 - ANGELO VIEIRA MENDONCA