PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: IANA CHAIENE DE ARAUJO VIDAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IANA CHAIENE DE ARAUJO VIDAL
DATA: 29/09/2022
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/yti-ifvt-zxh)
TÍTULO: LODO DE PROCESSO FOTO-FENTON: DO RESÍDUO AO RECURSO
PALAVRAS-CHAVES: resíduos sólidos urbanos, aterro sanitário, lixiviado, processos oxidativos avançados, foto-fenton solar, lodo férrico
RESUMO: Os lixiviados são efluentes de elevada complexidade resultantes da combinação entre a degradação dos resíduos sólidos e o ciclo da água em um aterro sanitário. O tratamento dessa matriz aquosa é considerado um dos maiores desafios em termos de contaminação das águas e gestão dos resíduos sólidos para os pesquisadores, engenheiros e gestores que buscam aprimorar processos convencionais e otimizar novas tecnologias de tratamento. Nesse contexto, os processos fotocatalíticos solares são capazes de aproveitar a elevada incidência da radiação solar e potencializar os processos de despoluição ambiental, entre eles, o processo foto-Fenton solar destaca-se pela eficiência na redução de carga orgânica recalcitrante, contudo, mesmo apresentando excelentes respostas relacionadas a eficiência do tratamento, o processo possui um interveniente significativo que é a geração do lodo decorrente da precipitação dos íons férricos, sendo necessário buscar alternativas para a sua disposição final. Isto posto, a presente pesquisa visa avaliar o potencial desse resíduo ser transformado em um recurso a ser reinserido na cadeia produtiva. Para tanto, inicialmente, foi desenvolvido um estudo bibliométrico e sistemático acerca das alternativas adotadas na literatura para transformar o lodo férrico em um recurso atrativo e viável, utilizando o método ProKnow-C (Knowledge Development Process – Constructivist). O destaque dos resultados desse processo estruturado de construção do conhecimento versa sobre a alternativa mais frequente examinada nos artigos que foi a transformação do lodo férrico em catalisador a ser utilizado na reação fenton heterogênea (cerca de 73%), além disso, ao realizar o levantamento na literatura da composição do lodo oriundo do tratamento do lixiviado via processo Fenton, foi possível constatar que os valores encontrados são bem inferiores aos valores máximos permitidos de substâncias químicas no biossólido a ser destinado para uso, em solos, preconizados na Resolução CONAMA Nº 498/2020, portanto, primordialmente, a pesquisa em tela seguirá duas vertentes de reutilização do lodo de Fenton sendo estas: agente catalisador em um processo foto-fenton solar heterogêneo e como biossólido para aplicação em solos.
Externo à Instituição - ALBANISE BARBOSA MARINHO
Presidente - 1821373 - ELISANGELA MARIA RODRIGUES ROCHA