PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO DE PAIVA BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO DE PAIVA BEZERRA
DATA: 29/09/2022
LOCAL: Auditório Bolo de Noiva
TÍTULO: PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CONCRETO PERMEÁVEL CONTENDO RESÍDUO DE CAULIM
PALAVRAS-CHAVES: Concreto permeável, Resíduo de Caulim, Permeabilidade, Resistência.
RESUMO: O crescimento desordenado dos centros urbanos teve como uma de suas consequências a ampliação das áreas impermeáveis do solo. Nesse sentido, pesquisas sobre a funcionalidade e desempenho dos concretos permeáveis ganham destaque. Além disso, substituições de novos materiais, como resíduos da indústria, na composição desses concretos é relevante, pois sua utilização diminuiria os depósitos desses resíduos que é posto no meio ambiente sem política ambiental. Dentre esses materiais, existe a fração grossa do resíduo de caulim, conhecida por birra e derivada da indústria do papel. Pesquisas como as de Aquino (2019) e Patrício (2016) apontam que o resíduo de caulim apresenta estrutura porosa e capacidade de adsorção o que o torna bom candidato à agregado de concretos permeáveis. Logo, esta pesquisa tem como objetivo investigar experimentalmente a influência do resíduo de caulim nas propriedades dos concretos permeáveis. A metodologia utilizada consistiu em analisar três traços referências (TR I, TR II e TR III), após estudo experimental foi escolhido o TR III, visto que obteve melhor desempenho. Em seguida foram realizadas, no TR III, as substituições do resíduo de caulim em relação ao agregado graúdo em 10%, 20%, 30% e 40%, sendo analisados os estados fresco e endurecido de cada traço substituição. Dos resultados parciais constatou que todos os traços referências, submetidos à análise experimental, possuíram resultados de permeabilidade, índice de vazios e resistência à compressão superiores aos limites estabelecidos pela ABNT NBR 16416, no entanto, o TR III, que apresenta 50% de brita 0 e 50% de brita 1, foi o que obteve maior resistência à compressão (10,42 Mpa), sem comprometer a funcionalidade drenante do meio. Ainda foi possível concluir que substituição pelo resíduo melhorou a trabalhabilidade do concreto permeável.
Externo à Instituição - ADRIANO ELÍSIO DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA
Presidente - 031.094.674-37 - ALINE FIGUEIRÊDO NÓBREGA DE AZERÊDO - UFCG