PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS PEREIRA
DATA: 29/11/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/env-breo-bdf)
TÍTULO: AVALIAÇÃO MULTICRITÉRIO DO POTENCIAL DE SE APLICAR O MODELO DE RUAS COMPLETAS EM BAIRROS DE JOÃO PESSOA/PB
PALAVRAS-CHAVES: infraestrutura viária; ruas completas; tomada de decisão; priorização; multicritério.
PÁGINAS: 40
RESUMO: Dentre os diversos sistemas componentes da infraestrutura urbana, o sistema viário é aquele responsável pela locomoção de pessoas e bens, desempenhando papel fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de uma localidade. Porém, o grande desafio enfrentado pelas agências de transporte é a definição de estratégias de apoio à tomada de decisão para a sua gerência. Nesse sentido, é crescente o número de pesquisas voltadas à formalização desses processos. No entanto, percebe-se que ainda há uma demanda por considerações mais holísticas, sistemáticas, que integrem os diferentes usuários e modos de transporte no sistema viário, especialmente promovendo o transporte ativo. Assim, esse trabalho tem como objetivo integrar e promover uma possível solução para dois gargalos observados em relação aos ativos de infraestrutura viária: a demanda por modelos de apoio à tomada de decisão; e a consideração de uma infraestrutura viária mais equitativa. Para isso, propõe-se a avaliação do potencial de se aplicar o conceito de ruas completas em vias urbanas, com uso de análise multicritério e ranqueamento das vias potenciais. O estudo de caso esta se desenvolvendo na cidade de João Pessoa, Paraíba. Como referência tem-se a metodologia desenvolvida por pesquisadores da universidade de Laval em 2019, aplicada na cidade de Quebeque, Canadá e adaptada para a cidade de Recife em 2020. A pesquisa encontra-se em fase de coleta e armazenamento de dados para os oito critérios considerados: rede cicloviária; rede de ônibus; largura das vias; cobertura de árvores; conectividade; segurança viária; fluxo de pedestres; e densidade de atividades humanas. Para os seis primeiros critérios citados já se dispõe de dados ou meios para obtê-los, já para os dois últimos está se trabalhando em meios de obtenção. Posteriormente serão consultados especialistas para a elicitação de preferências (importância de cada critério), ranqueamento das vias e criação de mapas de prioridade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSIANE PALMA LIMA
Interno - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA
Presidente - 1453678 - RICARDO ALMEIDA DE MELO