PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: RAFAEL LOPES MENDONCA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL LOPES MENDONCA
DATA: 15/12/2022
LOCAL: Larhena
TÍTULO: DESEMPENHO COMPUTACIONAL E EFEITO DE ESCALA NO PROCESSAMENTO DE DADOS LIDAR PARA CARACTERIZAÇÃO DE REDES DE DRENAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Extração de Rede de Drenagem, LiDAR, Efeito da resolução espacial.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: Com o crescente uso do escaneamento a laser aerotransportado (LiDAR) para aquisição de Modelo Digital de Elevação (MDE), tem-se observado um maior interesse em realizar modelagem hidrológica a partir desse produto. A alta resolução espacial, disponível por essa técnica de aquisição de dados, permite uma representação do relevo de forma mais detalhada. Entretanto, os modelos hidrológicos não estão preparados para lidar com dados tão refinados, além de que esse nível de detalhamento acarreta dificuldades de representação da rede drenagem, dentre elas a representação de rios intermitentes, com leito seco e com calha de drenagem muito maior do que a resolução espacial. Neste caso, ocorre o efeito da sinuosidade artificial, provocando o aumento do comprimento da rede de drenagem e por consequência o aumento do tempo de concentração. Além disso, a quantidade de dados gerada por esse tipo de levantamento é muito superior aos outros meios disponíveis anteriormente. Sendo assim, lidar com essa grande quantidade de dados requer alto desempenho computacional tanto para os hardwares dos equipamentos utilizados, quanto para os algoritmos de processamento. Por tanto, mudanças de escala ainda são necessárias para que esses dados sejam empregados nos métodos de modelagem hidrológica ou devido ao custo computacional de processamento. Faz-se necessário avaliar o efeito da resolução espacial na representação das redes de drenagem (RDDs) obtidas de forma automática a partir de MDE, através da comparação das resoluções obtidas pelo MDE LiDAR original de 1 m e as adquiridas pela reamostragem do pixel e pelo procedimento de upscaling de direções de fluxo (2, 5, 10 e 30 m).
Presidente - 1667263 - ADRIANO ROLIM DA PAZ
Interno - 1550262 - CRISTIANO DAS NEVES ALMEIDA