PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: ANA ALICE RODRIGUES DANTAS ALMEIDA

DISCENTE: ANA ALICE RODRIGUES DANTAS ALMEIDA
DATA: 16/02/2023
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/fgz-fgpe-mnf)
TÍTULO: DEGRADAÇÃO DE REDES DE DRENAGEM VIA UPSCALING DAS DIREÇÕES DE FLUXO A PARTIR DE MDT LIDAR DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL
PALAVRAS-CHAVES: Redes de drenagem, Modelo Digital de Terreno, LiDAR, Upscaling, Direções de fluxo.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: Os Modelos Digitais de Elevação (MDE) são uma ferramenta útil para estudos hidrológicos, fornecendo informações sobre a topografia do terreno e permitindo a extração de aspectos hidrológicos de bacias hidrográficas. A disponibilidade de dados espaciais gratuitos a nível global, com resolução espacial superior a 1 km, como o MDE SRTM, permite diversas possibilidades de aplicação. No entanto, no caso da hidrologia de grande escala, onde se trabalha com bacias com dimensões superiores a 10.000 km², há a necessidade de degradação da resolução espacial, com a redução de custos de processamento e armazenamento. Nesse sentido, tem-se os procedimentos de mudança de escala para degradação da resolução espacial, como a reamostragem do MDE e o upscaling das direções de fluxo. O COTAT+ é um método de upscaling que permite a degradação da resolução espacial a partir da adoção de dois parâmetros: o caminho mínimo de montante (MUFP) e a área mínima incremental (AT), e foi aplicado nesta pesquisa para degradar um MDT LiDAR de 1 m para as resoluções espaciais de 30 e de 100 m. A área de estudo é a bacia hidrográfica do Riacho das Garças (4.094 km²), localizada no semiárido de Pernambuco. Foi realizada a comparação entre o desempenho do COTAT+ e da reamostragem pela média para extração de redes de drenagem e bacia hidrográfica. Para a aplicação do COTAT+, foram consideradas duas abordagens quanto ao valor dos parâmetros: (i) a adoção dos valores indicados em estudo anterior, com outro enfoque; e (ii) quatro variações para o MUFP (1/10, 1/7, 1/4 e 1/3) e AT (-50%, -25%, 25% e 50%). As métricas de avaliação utilizadas foram a inspeção visual, distância média (DM), percentual dentro do buffer (PWB), comprimentos de rio e análise de área de drenagem. Os resultados mostraram que o upscaling apresentou um bom desempenho frente à reamostragem ao degradar as redes de drenagem, independente da variação dos parâmetros, para as duas resoluções consideradas. O traçado da rede de drenagem pela reamostragem gerou inconsistências, como deslocamentos e distanciamento espacial da referência de 1 m, além de alterações acentuadas no comprimento dos rios.
Presidente - 1667263 - ADRIANO ROLIM DA PAZ
Externo à Instituição - CAMILO DALELES RENNÓ