CT - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (CT - PPGECAM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CAMILA GONÇALVES LUZ NUNES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA GONÇALVES LUZ NUNES
DATA: 30/07/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Sala do PPGECAM (Bloco Multimídia)
TÍTULO: Análise da Substituição do Transporte Público e da Bicicleta pelo Ridesourcing a Partir do Contexto Pós-Pandêmico da Cidade de João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Transporte público; bicicleta; ridesourcing; Preferência Revelada e Declarada.
PÁGINAS: 162
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: Durante a pandemia, muitas pessoas reavaliaram seus hábitos de deslocamento devido às preocupações com a saúde e às restrições de mobilidade. Isso resultou em uma mudança nos motivos de viagem, na quantidade de deslocamentos realizados e nas escolhas dos modos de transporte. Em relação à escolha modal, verificou-se que a pandemia de Covid-19 provocou uma redução no uso de modos de transporte compartilhados, como o ridesourcing e o transporte público (TP), além de uma preferência por veículos particulares e modos ativos, como a bicicleta. Apesar da redução no uso do ridesourcing, algumas pessoas passaram a utilizá-lo como alternativa ao TP e à bicicleta, devido à percepção de maiores riscos sanitários nas viagens por TP e por não estarem dispostas a pedalar. Diante desse cenário, existe uma lacuna na compreensão de como as mudanças de comportamento observadas durante a pandemia podem persistir a longo prazo e afetar a demanda pelo transporte público e pela bicicleta no período pós-pandêmico. Desse modo, neste estudo busca-se comparar os hábitos desenvolvidos durante a pandemia com os praticados após seu fim, assim como analisar os fatores que contribuem para a substituição de modos de transporte mais sustentáveis, como a bicicleta e o TP, pelo ridesourcing no contexto pós-pandêmico. Para atingir esses objetivos, foram conduzidas pesquisas de Preferência Revelada (PR) e Declarada (PD) por meio de questionários aplicados de forma presencial a ciclistas e usuários de transporte público da cidade de João Pessoa. O projeto experimental para composição dos cenários de PD foi elaborado através da técnica do Design Eficiente Bayesiano. Com os dados coletados, foi possível realizar uma análise comparativa do comportamento relativo à mobilidade urbana durante e após a pandemia, utilizando os testes de hipóteses de McNemar e McNemar-Bowker. Adicionalmente, foram estimados dois modelos Logit Multinomial para identificação dos fatores que contribuem para a substituição do transporte público e da bicicleta pelo ridesourcing no período pós-pandemia. Os resultados obtidos demonstram alterações significativas entre os padrões de mobilidade observados durante e após a pandemia, com mudanças em relação ao propósito das viagens, ao modo de transporte mais utilizado e ao uso do ridesourcing. Adicionalmente, verificou-se que o efeito de substituição do ridesourcing é predominante sobre o TP, sobretudo no período pós-pandemia, e que fatores como preço, tempo de viagem, conforto do TP (relativo à lotação) e infraestrutura cicloviária são relevantes para que ciclistas e usuários de TP substituam esses modos pelo ridesourcing.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANÍSIO BRASILEIRO DE FREITAS DOURADO
Interno - 338146 - JOSE AUGUSTO RIBEIRO DA SILVEIRA
Externo à Instituição - LEONARDO HERSZON MEIRA
Interno - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA
Externo ao Programa - 1483214 - PABLO BRILHANTE DE SOUSA
Presidente - 1453678 - RICARDO ALMEIDA DE MELO