CT - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (CT - PPGECAM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JOSELMA SANTOS ROLIM NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSELMA SANTOS ROLIM NUNES
DATA: 30/09/2024
HORA: 09:10
LOCAL: Sala de Aula PPGECAM
TÍTULO: Iluminação em salas de aula e validação do instrumento de percepção lumínica
PALAVRAS-CHAVES: validação; escolas; percepção lumínica; adolescentes
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: O procedimento de validação estrutural envolve as etapas: (1) Avaliação da consistência interna do questionário; (2) Identificação de dimensões estruturais consistentes para os itens; (3) Testes da significância das dimensões identificadas. Um conjunto de medidas e testes de hipótese são usados para avaliação dessas três etapas. A luz é parte integrante do processo de aprendizado escolar e essencial para o mecanismo da visão. Na vida cotidiana, a luz é o estímulo que mais influencia a percepção humana e o bem-estar psicofísico do indivíduo. Uma iluminação confortável favorece o desempenho visual, otimizando o processo de aprendizado. A leitura é a principal tarefa do aluno em sala de aula, portanto, o conforto lumínico é imprescindível. A melhoria na qualidade da iluminação interior tem benefício direto a atitudes e a estados de espírito positivos, redução de faltas na escola, aumento do desempenho de estudantes, maior produtividade, diminuição de cansaço e fadiga visual. O objetivo Validar e estruturar com confiabilidade o instrumento utilizado para análise de percepção lumínica de adolescentes em Escolas Municipais na cidade de João Pessoa-Paraíba. O método de rotação de fatores que mais se adequou na etapa de análise fatorial exploratória de validação do questionário foi um método de rotação oblíqua que foram calculadas a partir da biblioteca "psych" no software R-Project 4.3.3 (R CORE TEAM, 2023) além das metodologias aplicadas para medições e variáveis microclimáticas e aplicação da ferramenta validada com a finalidade de obter as informações necessárias para abordar o propósito e os objetivos do estudo específico. Como o método de rotação de fatores que mais se adequou na etapa que foi estudada a validação do questionário temos que o modelo teórico proposto deve admitir associações significativas entre pelo menos duas das dimensões latentes. Os dados foram extraídos num intervalo de tempo de 20 minutos, tempo médio de aplicação dos questionários. Os resultados obtidos apresentaram uma média de iluminância geral de 123,72 lux na altura da mesa de estudo e de 127,14 lux na altura dos olhos do observador. Os dados obtidos podem ser um indicativo de deficiência da iluminância nas salas de aula estudas. Esse valor compromete o conforto lumínico e, consequentemente o bem-estar dos adolescentes.Pode acarretar ao aluno uma queda de produtividade e bem-estar.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALDOMAR PEDRINI
Interno - 6336620 - LUIZ BUENO DA SILVA
Presidente - 1636125 - SOLANGE MARIA LEDER