PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA (PPGFON)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Dissertações/Teses


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2019
Descrição
  • MILENA MAGALHÃES AUGUSTO
  • Relação entre medidas quantitativas de língua e resíduos faríngeos na Doença do Neurônio Motor.
  • Orientador : LEANDRO DE ARAUJO PERNAMBUCO
  • Data: 17/04/2019
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  • O prejuizo motor progressivo causado pela Doenca do Neuronio Motor (DNM) compromete estruturas envolvidas na degluticao, incluindo a lingua. Os transtornos na lingua podem contribuir para a presenca de residuos faringeos nestes pacientes. Objetivo: Relacionar espessura, pressao e resistencia da lingua com residuos faringeos no individuo com DNM. Metodos: Esta dissertacao e constituida por dois artigos. O primeiro e uma revisao integrativa da literatura que buscou comparar os parametros de observacao e os procedimentos de execucao e analise dos protocolos de Videoendoscopia de Degluticao (VED) para individuos com DNM. O segundo artigo e um estudo transversal com amostra composta por 21 pacientes com DNM, media de 60,29 (±13,21) anos de idade, sendo 13 (61,9%) homens, todos submetidos a: 1) anamnese e avaliacao clinica da degluticao; 2) mensuracao da pressao e resistencia da lingua por meio do Iowa Oral Performance Instrument (IOPI); 3) videoendoscopia da degluticao para verificar a presenca de residuo em valeculas, seguindo a classificacao da escala Yale Pharyngeal Residue Rating Scale Scoring System; 4) ultrassonografia da lingua para medir a espessura da lingua. Para verificar a diferenca de medias das medidas quantitativas de lingua entre os grupos com e sem residuo em valeculas foi aplicado o teste nao parametrico de Mann-Whitney, com nivel de significancia de 5%. Resultados: No artigo um, apos analise dos sete artigos selecionados, verificou-se que nos protocolos de VED para pacientes com DNM existe heterogeneidade nos procedimentos de execucao e analise, mas ha consenso quanto a observacao de residuos faringeos, penetracao laringea e aspiracao laringotraqueal. No artigo dois, as medidas quantitativas de lingua estiveram abaixo dos valores esperados para individuos normais. Pressao (p=0.51), resistencia (p=0.48) e espessura (p=0.94) de lingua nao se relacionaram com a presenca de residuos em valeculas, embora todas as medias tenham sido menores no grupo com residuos. Conclusao: O artigo um concluiu que nos protocolos de VED para pacientes com DNM existe consenso apenas em relacao a observacao de residuos faringeos, penetracao laringea e aspiracao laringotraqueal. No artigo dois, nao foi encontrada relacao significativa entre medidas quantitativas de lingua e residuos em valeculas em pacientes com DNM.
  • PATRÍCIA BRIANNE DA COSTA PENHA
  • EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE ASSESSORIA VOCAL PARA O PROFESSOR: ANÁLISE DE UMA MODALIDADE DE INTERVENÇÃO SEMIPRESENCIAL
  • Orientador : MARIA FABIANA BONFIM DE LIMA SILVA
  • Data: 15/04/2019
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  • O presente trabalho de dissertacao e dividido em dois artigos, ambos com a tematica de intervencao a saude vocal do professor. O artigo 1 trata-se de uma revisao integrativa que buscou verificar a efetividade das acoes fonoaudiologicas em grupo voltadas a saude vocal do professor. A pesquisa inicial nas bases de dados selecionadas resultou em 1.944 artigos e de acordo com os criterios de elegibilidade, nove estudos foram incluidos. A partir da analise desses estudos, concluiu-se que as acoes fonoaudiologicas em grupo sao efetivas para a qualidade de vida, reduzindo os sintomas vocais e emocionais causados pela multifatoriedade presente no contexto de trabalho do professor. Alem disso, a pratica da terapia em grupo na propria escola, permite a criacao de um ambiente favoravel para discussao, solucao de problemas e estreitamento de lacos entre os professores, promovendo uma rede de apoio e aprendizado compartilhado. O artigo 2 trata-se de um estudo do tipo intervencional, ensaio clinico nao randomizado e comparativo. O objetivo deste foi verificar a efetividade de um Programa de Assessoria Vocal na modalidade semipresencial para professores do ensino fundamental da rede municipal de Joao Pessoa-PB. Participaram 41 professores que foram divididos em dois grupos: presencial (Grupo Controle=18) e semipresencial (Grupo Experimental=23). Os resultados revelaram que o Programa de Assessoria Vocal na modalidade semipresencial e efetivo para o aumento dos conhecimentos em saude vocal, diminuicao do risco para disturbio de voz e melhora da qualidade vocal. O metodo EaD e recurso promissor para promover educacao em saude vocal para professores.
  • VANESSA DE OLIVEIRA FLORENCIO
  • RELAÇÃO ENTRE A INTENSIDADE DA EMISSÃO VOCAL E MEDIDAS ACÚSTICAS EM PACIENTES COM DIFERENTES DISTÚRBIOS DE VOZ
  • Orientador : LEONARDO WANDERLEY LOPES
  • Data: 28/03/2019
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  • Resumo: Introducao: A voz e um fenomeno multidimensional sendo assim, a avaliacao vocal deve incluir dados referentes a avaliacao perceptivo-auditiva, autoavaliacao, avaliacao aerodinamica, exame laringeo e acustica. A analise acustica por meio de medida acusticas objetivas sao fundamentais para se ter acesso a qualidade vocal, a intensidade da deterioracao vocal e aos resultados do tratamento terapeutico e/ou cirurgico. Pelo fato de a avaliacao acustica nao ser invasiva e possibilitar dados quantitativos, ela e frequentemente utilizada na pratica clinica e em pesquisa. Objetivo: Verificar se existe associacao entre a intensidade da emissao vocal e os valores das medidas acusticas tradicionais, cepstrais, nao lineares e de recorrencia em individuos com diferentes disturbios de voz. Metodologia: Participaram desse estudo 435 pessoas atendidas no laboratorio de voz de uma instituicao de ensino superior. Sendo, 314 do sexo feminino e 121 do sexo masculino. As medidas acusticas tradicionais, cepstrais, nao lineares e de recorrencia foram extraidas a partir da vogal /ɛ/ sustentada em tres intensidades: fraca, confortavel e forte. Para a analise dos dados foram utilizadas medidas descritivas como media e desvio-padrao, e tambem testes de hipoteses. O teste nao parametrico de Friedmann foi utilizado para a comparacao entre o grupos de intensidades. Posteriormente, verificada alguma diferenca significativa entre os grupos, aplicou-se o teste de Nemenyi para comparacoes multiplas. Nivel de significancia adotado de 5%. Adicionalmente, tambem utilizou-se a estratificacao dos grupos para avaliar os coeficientes de correlacao intraclasse (CCI) em funcao das intensidades nos diferentes diagnosticos laringeos. Resultados: Foi observado diferenca significativa entre todas as medidas acusticas analisadas em funcao da intensidade da emissao. Conclusao: Ha relacao entre a intensidade da emissao vocal e os valores de todas as medidas acusticas estudadas.
  • WEGINA JORDANA NASCIMENTO DA SILVA
  • MARCADORES VOCAIS QUE DISCRIMINAM PACIENTES COM E SEM DEPRESSÃO.
  • Orientador : ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ
  • Data: 19/03/2019
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  • Esse trabalho de dissertacao apresenta-se com a finalidade de investigar atraves de abordagens teorica e empirica marcadores vocais que podem discriminar pacientes com e sem a depressao. Este manuscrito e dividido em dois artigos: uma revisao integrativa e um estudo de campo com desenho observacional do tipo caso-controle. A revisao teve por objetivo verficar a utilizacao de medidas vocais na deteccao da depressao e discorrer sobre as evidencias metodologicas dos estudos publicados. Concluiu-se que medidas vocais, principalmente extraidas pela analise acustica, sao ferramentas uteis para o diagnostico da depressao, pois sao precisas para detectar, discriminar, preve e monitorar esse transtorno mental. O estudo caso- controle teve por objetivo analisar parametros acusticos da voz como preditores e discriminantes vocais de individuos com e sem diagnostico de depressao. Concluiu-se que parametros de Jitter, shimmer, CPPS e declinio espectral foram capazes de diferenciar individuos com e sem depressao, assim como estiveram associados ao estado clinico desse transtorno atraves do BDI-II. O modelo de regressao linear multipla confirmou que jitter e CPPS sao preditores clinicos da depressao, bem como a ESV podem predizer a gravidade da depressao avaliada pelo BDI-II.