PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MATHEUS KELVIN DO NASCIMENTO MELCHIADES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS KELVIN DO NASCIMENTO MELCHIADES
DATA: 26/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Humberto Nóbrega/ CCS
TÍTULO: Investigação do mecanismo de ação preventivo da Spirulina platensis na hipercontratilidade induzida por ocitocina em útero de ratas Wistar com dismenorreia primária
PALAVRAS-CHAVES: 1. Spirulina platensis. 2. Dismenorreia primária. 3. Contração uterina. 4. Processo inflamatório. 5. Estresse oxidativo. 6. Óxido nítrico.
PÁGINAS: 129
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A dismenorreia primária (DisP) é responsável pela dor pélvica crônica que afeta mulheres, podendo estar relacionada a fatores genéticos, sociais e comportamentais. O tratamento medicamentoso dessa condição inclui o uso de anti-inflamatórios não esteroidais e medicamentos antiespasmódicos, porém, um número significativo de mulheres não obtém resposta satisfatória com essas terapias. Em estudos anteriores foi observado que a DisP aumentou a eficácia contrátil uterina em resposta à ocitocina e a suplementação com Spirulina platensis (SP) na dose 100 mg/kg preveniu esses efeitos em útero de ratas Wistar. Dessa forma, decidiu-se investigar o mecanismo de ação farmacomecânico pelo qual a SP preveniu as alterações de reatividade contrátil farmacomecânica induzidas pela DisP em útero de rata. Os procedimentos experimentais foram aprovados pela CEUA/UFPB (certidão 4080310124). Ratas Wistar virgens foram divididas nos grupos: 1) controle (GC); 2) Ratas com DisP (DisP), 3) Ratas com DisP e suplementadas com SP 100 mg/kg (DisP + SP) e, 4) Ratas com DisP que receberam a droga padrão escopolamina + dipirona (DisP + DP). Os animais receberam, 24 horas antes da eutanásia, o dietilestilbestrol (1 mg/kg, s.c.) para indução do estro. Após a eutanásia, o útero foi isolado, limpo e suspenso em cubas de banho para órgãos em condições experimentais apropriadas. As contrações isométricas induzidas pela ocitocina eram monitoradas adequadamente. Assim, foram avaliados a participação das vias das ciclo-oxigenase (COX) , estresse oxidativo e óxido nítrico (NO). Com base nos resultados obtidos, observou-se que a DisP aumenta a eficácia contrátil uterina devido ao aumento da atividade dos prostanoides contráteis, diminuição da atividade da superóxido dismutase e aumento da atuação da enzima NADPH oxidase, além de favorecer a reação do NO com o ânion superóxido formando peroxinitrito. Ademais, esses efeitos são prevenidos pela suplementação com S. platensis, por meio da inibição da via das COX, diminuição na expressão das espécies reativas de oxigênio (ROS), modulação negativa da NADPH oxidase e diminuição da atividade da síntase de óxido nítrico. Esses dados evidenciam que no útero de ratas há alterações na contratilidade uterina provenientes da DisP prevenidas pela suplementação com SP, sendo assim, caso esses resultados ocorram em mulheres, a SP poderia ser utilizada como suplemento alimentar na prevenção de danos oxidativos e desregulações contráteis uterinas em mulheres com DisP.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337384 - BAGNOLIA ARAUJO COSTA
Interno - 1913358 - CICERO FRANCISCO BEZERRA FELIPE
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO CORREIA SILVA