PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Infraestrutura

Laboratórios


CENTRAL ANALÍTICA

Coordenador: Prof. Dr. Josean Fechine Tavares
Com recursos do CT-INFRA 2005 foi construído e inaugurado em dezembro de 2006 a Central Analítica da UFPB, numa uma área com 330 m2, que está permitindo um salto de qualidade no Programa. No início de 2007 a Central Analítica entrou em funcionamento, sendo responsável pelas análises de materiais e substâncias químicas que, contribui para o desenvolvimento de pesquisas do Programa e também está apoiando a formação de recursos humanos especializados. Além da prestação de serviços a outras Universidades e órgãos da região, a Central Analítica disponibiliza seus serviços para empresas com vínculo acadêmico com a UFPB, possibilitando assim que outros estabelecimentos possam dispor de tecnologia de ponta para a análise de seus produtos. A Central Analítica dispõe dos seguintes equipamentos em funcionamento, a maioria adquirida com recursos do CT-INFRA:
Equipamentos: 1 Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear – Varian 500 MHz, 1 Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear – Bruker 400 MHz, 1 Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear – Varian 200 MHz, 5 HPLC – Shimadzu com respectivos detectores: DAD, ELSD, Fluorecencia, 1 Aparelho de Infra Vermelho – RAMAN para análise na região de 12000 a 400 cm-1, 2 Aparelhos de UV-Visivel – Perkin Elmer, 1 liofilizador semi-indutrial, 1 Aparelho de spray dray, 1 Usina de Nitrogênio com o objetivo de fornecer todo o nitrogênio líquido para os dois aparelhos de RMN, visando redução de custos. A mesma fornece nitrogênio líquido necessário aos aparelhos de RMN 200 e 500 MHz e também a outros grupos de pesquisa da UFPB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual de Campina Grande (UEPB), 1 Espectômetro de Massas LC/MS/MS da Bruker em alta resolução e Espectômetro de Massas LC/MS/MS2 íon trap, além de um Polarímetro. Em fase de aquisição encontra-se um extrator por fluido supercrítico e um extrator em fase solida, todos com recursos do CT-INFRA. Em 2016 o projeto da Central Analitica foi contemplado com mais um equipamento de Ressonancia agora de 600 MHz. Esses recursos ainda não foram liberados.

LABORATÓRIO DE QUÍMICA FARMACÊUTICA


Coordenador: Prof. Dr. Damião Pergentino de Sousa
O Laboratório de Química Farmacêutica apresenta quatro ambientes de trabalho e está devidamente equipado para a síntese, extração e isolamento de derivados sintéticos, e dispõe dos seguintes equipamentos: dois evaporadores rotativos, dez agitadores magnéticos, câmara de ultravioleta, dois equipamentos de ponto de fusão, secador de amostras, duas bombas de vácuo, bomba de vácuo e ar comprimido, duas balanças analíticas, duas geladeiras, banho-maria, dois banhos termostatizados, duas estufas, deionizador, destilador de água e quatro capelas de exaustão, além de armários individuais para os pós-graduandos.

LABORATÓRIO DE IMUNOFARMACOLOGIA (IPeFarM)

Coordenadora: Profa. Dra. Márcia Regina Piuvezam
1 Leitor de elisa, 1 microscópio óptico nikon, 1 balança analítica, 1 microscópio invertido, 1 pHmetro, 1 microondas, 1 banho maria, 1 centrifuga refrigerada, 1 fluxo laminar, 1 estufa de CO2, 1 milli-Q – Millipore, 1 geladeira e 1 frezeer, 3 computadores de mesa,1 impressora.

LABORATÓRIO DE PSICOFARMACOLOGIA (IPeFarM)

Coordenador: Prof. Dr. Reinaldo Nóbrega de Almeida
1 Tail flick, 1 hot plate, 1 eletrochoque, 1 esquiva ativa, 1 microscópio, 1 plantar test, 1 aparelho de movimentação espontânea, compreendendo 1 módulo central e 4 caixas de atividades, 1 hole board, 1 rota rod, 1 aparelho de skinner, 1 banho maria, 1 geladeira, 3 computadores de mesa, 1 impressora.

LABORATÓRIO DE ONCOFARMACOLOGIA (IPeFarM)

Coordenadora: Profa. Dra. Marianna Vieira Sobral
Equipamentos: 1 Microscópio biológico com ótica de correção infinita UIS, Olympus, modelo BX51-BF-III com câmera digital acoplada, 1 Aparelho hematológico, 1 sonicador, 1 microscópio óptico Taimin, 1 centrifuga, 1 freezer, 1 geladeira, 1 osmose reversa, 1 pHmetro, 1 balança analítica, 4 computadores de mesa, 2 impressoras, 1 sistema para ultrapurificação de água, 1 sistema de fluorescência com lâmpada de mercúrio HBO50V, 1 autoclave vertical, 1 banho-maria

LABORATÓRIO DE FARMACOLOGIA PROF. GEORGE THOMAS (IPeFarM)

Coordenadora: Profa. Dra. Bagnólia Araújo da Silva
Equipamentos: 3 Quimiógrafos, 2 fisiógrafos, 1 pletismógrafo, 7 transdutores isométricos, 3 bombas termostáticas, 1 amplifcador tmb-4m, 1 freezer horizontal, 1 estimulador elétrico e 1 bomba peristáltica, 1 aquecedor com agitação magnética, 1 banho maria, 1 geladeira, 1 manta aquecedora, 1 scanner, 1 pHmetro, 1 balança analítica, 2 computadores de mesa, 2 impressoras.

LABORATÓRIO CARDIOVASCULAR (IPeFarM)

Coordenador: Prof. Dr. Isac Almeida de Medeiros
Laboratório de Farmacologia Cardiovascular e no Laboratório de Farmacologia e Aplicação de Produtos Bioativos, bem como na sala de experimentação em animais hipertensos do biotério Prof. Dr. George Thomas, do Instituto de Pesquisa em fármacos e medicamentos - IPeFarM - Prof. Delby Fernandes Medeiros da Universidade Federal da Paraíba. Os laboratórios encontram-se equipados com:
- estufa para cultura de células, capela de fluxo laminar horizontal, luminômetro, sistema de registro de pressão arterial, tail cuff, sistema de registro de ventilação, sistemas de cubas para banho de órgãos, leitor de ELISA, banho-maria, centrifuga de bancada, deionizador, espectrofotômetro, balança analítica, medidor de pH, sistema de telemetria para registro da pressão arterial e frequência cardíaca, sistema de registro de nervos, microscópio estereoscópico, microscópio invertido de fluorescência, citômetro de fluxo, máquina de ventilação artificial, sistema de anestesia inalatória, bomba peristáltica, refrigerador (-80˚), refrigerador (-20˚), geladeiras, computadores.


LABORATÓRIO DE CONTROLE NEURAL DA CIRCULAÇÃO E HIPERTENSÃO ARTERIAL – LCNCHA

Coordenador: Prof. Dr. Valdir de Andrade Braga
O laboratório conta com uma área útil de 120 m2. Conta com uma sala para cirurgia e recuperação pós-cirúrgica, ambiente para registro de pressão arterial e frequência cardíaca em animais acordados, ambiente para pesagem de substâncias e preparo de soluções, sala de cultura de células, ambientes para realização de experimentos de biologia molecular, reatividade de vasos isolados in vitro e análises bioquímicas. O laboratório conta com os equipamentos necessários para a execução dos experimentos (exceto aqueles que são solicitados na presente proposta): uma capela de fluxo laminar, uma incubadora para cultura celular, dois micrótomos criostato, uma máquina de gelo, dois termocicladores em tempo real, um fotodocumentador, um ultrassom portátil, um luminômetro, três sistema de registros de pressão arterial, dois aparelhos estereotáxicos, um sistema de registro de ventilação, um sistema de cubas para banho de órgãos, um sistema de telemetria para registro da pressão arterial e frequência cardíaca, um microscópio estereoscópico, um microscópio invertido de fluorescência, uma máquina de ventilação artificial, um sistema de anestesia inalatória, uma bomba peristáltica, oito computadores, sistemas de cubas para eletroforese vertical e horizontal, sistema de transferência semi-seco (blot), um sistema neurolog para registro de nervos, além dos equipamentos básicos e inespecíficos que dão suporte à pesquisa (geladeiras, balanças, pHmetro, vórtex, centrífuga, homogeneizador para tecidos, agitador magnético, etc).


LABORATÓRIO MULTIUSUARIO DE FARMACOLOGICA (IPeFarM)

Coordenador: Profa. Dra. Fabiana Andrade
Equipamentos: 1 agitador magnético, 2 microscópios invertidos, 1 lupa binocular, 2 geladeiras, 1 centrífuga clínica, 3 microcomputadores de mesa, aparato para ensaios de "patch-clamp", centrífuga de mesa refrigerada, centrifuga de placas refrigerada, 1 leitor de microplaca, ultrafreezer, 2 capelas de fluxo, 1 freezer comercial, 1 balança analítica, 1 fotodocumentador, 1 autoclave, 1 aparato de órgão isolado, 1 termociclador em tempo real, cubas e fonte de eletroforese, 1 osmometro, 1 pHmetro, 1 estirador de capilar de vidro (puller) , 1 estufa de CO2.


LABORATÓRIO DE FARMACOLOGIA DO TGI (IPeFarM)

Coordenador: Profa. Dra. Leônia Maria Batista
Equipamentos: 1 Geladeira, 1 freezer, 1 lupa, 1 microscópio esterioscópio, 1 pHametro, 1 sonicador, 1 computadores,1Vórtex, 1 platismômetro, 1 phâmetro, 1 estufa, 1 balança.


LABORATÓRIOS DE FITOQUÍMICA - 3 LABORATÓRIOS DOTADOS DE CAPELAS (CBIotec)


Coordenadores: Prof. Dr. José Maria Barbosa Filho, Profa. Dra. Maria de Fátima Vanderlei, Prof. Dr. Josean Fechine Tavares
Equipamentos: 9 evaporadores rotatórios, 3 balanças analíticas, todos os laboratórios são servidos com vácuo e água gelada gerados externamente, 3 estufas, 1 destilador, dezenas de agitadores/aquecedores, 3 freezer e 3 geladeiras, 2 aparelhos de HPLC, 1 aparelho para determinação de ponto de fusão, 3 computadores, 1 aparelho cromatografia de média pressão e um cromatotron, 1 câmara de ultra violeta, aparelhos de ultra som, 3 balanças, 1 Bomba de Vácuo DVM-156/60, 1 Liofilizador de bancada LS 3000 C, 1 ponto de fusão digital PFD III 220V, 1 estufa de secagem e esterilização com circulação e renovação de ar tecnal, modelo TE-394/3-MP, 1 Preparador manual de placas cromatográficas, 1 balança analítica, 1 bomba de vácuo e ar comprimido,.

LABORATÓRIO DE SÍNTESE ORGÂNICA (IPeFarM)

Coordenador: Prof. Dr. José Maria Barbosa Filho
Equipamentos: 2 Capelas, 2 evaporadores rotatórios, 1 balança analítica, 1 freezer, 1 geladeira, 1 bomba de vácuo e 1 alto vácuo, 5 agitadores/aquecedores, 1 estufa, sistema de refrigeração e secagem de solventes orgânicos, 1 computador.

 

Laboratório de Ensaios Toxicológicos – LABETOX

 

Coordenadora: Profa. Dra. Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz

LABETOX I: Ensaios toxicológicos não-clínicos in vitro e in vivo

  1. Infraestrutura

Sala de Experimentação Animal

Sala de Cultivo Celular

Laboratório

Sala Professores

  1. Equipamentos (tombamento)

01 Equipamento hematológico veterinário – Urit 3000 Vet Plus MHLab (72000016)

01 Analisador bioquímico – Chemwell ( 65080918)

01 Banho-maria digital (65-129622)

01 Aparelho de osmose reversa – Water essence

01 Capela de exaustão - Solab (65124065)

01 Estufa de esterilização e secagem analógica (65-128296)

02 Balanças analíticas – Even (65-130137) e AND

01 Balança comum

01 Vórtex (65-129606)

01 Triturador de tecido (65-129726)

01 Sonicador – Biowash (65-129610)

01 Agitador magnético com aquecedor – Centauro (65-129605)

01 Aparelho de pHmetro – Hanna instruments

01 Aparelho de micro-ondas – Eletrolux

01 Microscópio invertido – Digilab

01 Microscópio estereoscópico

02 Microscópios óticos – Lumen e Taimin

01 Centrífuga de tubos Excelsa II – Fanem

03 Geladeiras – Consul, Continental (65092659) e Eletrolux (65059203)

01 Freezer horizontal – Fricon (65124319)

01 Cabine de segurança biológica NB2



BIOTÉRIO PROF. THOMAS GEORGE (IPeFarM)

Coordenador: Profa. Dra. Marianna Viera Sobral
Para as atividades de pesquisa que envolvem experimentação animal, os orientadores e alunos do Programa PgPNSB contam com o Biotério, Campus I da UFPB, denominado Biotério Prof. Thomas George. O Biotério, recém construído com recursos do MS/ANVISA na ordem de R$ 950.000,00, conta com uma área de 650 m2, funcionando dentro dos padrões internacionais e serve de modelo para toda a Região Nordeste. O Biotério possui um médico veterinário como responsável técnico e com três bioteristas envolvidos na criação e manutenção de camundongos, ratos, cobaias, e coelhos. Suas instalações estão equipadas com sistema de filtração de ar com controle de temperatura ambiente, estufas de cultura e esterilização, centrífuga refrigerada, refrigerador, freezer e fluxo laminar e barreira sanitária para criação de animais SPF (Specific Pathogen Free). O controle higiênico-sanitário dos animais e das instalações é realizado periodicamente a cada três meses.

LABORATÓRIO DE PESQUISA: ATIVIDADES ANTIBACTERIANA E ANTIFÚNGICA DE PRODUTOS NATURAIS E/OU SINTÉTICOS BIOATIVOS/DFC/CCS/UFPB


Coordenadora: Edeltrudes de Oliveira Lima
Possui estrutura fisica e funcional para organização e realização dos Projetos de Pesquisa/Mestrado e Doutorado junto ao Programa de Pós- Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos/CCS/UFPB. Inclui equipamentos (Autoclave, estufas, aitador de tubos, microscópio, geladeiras, vidraria, meios de cultura, antimicrobianos, reagentes, material descartável e outros).

 

SALAS DE AULAS E AUDITÓRIO DO PPgPNSB
O Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintétios Bioativos possui:
1 auditório, com ambiente climatizado e com recursos audio-visuais (datashow, aparelho DVD e sistema de som) e apoio "wire less". O auditório possui o maio espaço, com capacidade para 100 (cem) pessoas, onde são realizadas as defesas de Dissertações e Teses, como também seminários e palestras. Além disso, quando necessário, o Programa pode contar com o auditorio do CCS.
3 salas de aulas e um auditório, todas com ambientes climatizados e com recursos audio-visuais (datashow, retroprojetor).


HERBÁRIO PROF. LAURO PIRES XAVIER (CCEN)


Curadora: Profa. Dra. Regina Maria de Vasconcellos Barbosa
O Herbário possui uma coleção biológica de cerca de 30.000,00 amostras de plantas da flora do Nordeste brasileiro, especialmente da Paraíba, ocupando uma área de 65 m2, e também abriga uma coleção de frutos numa área de 30 m2, ambiente de microscopia com área de 30 m2, ambiente para preparação de material botânico com área de 30 m2.


OFICINAS DE APOIO TÉCNICO (CCEN)
Oficina de Hialotecnia com 60 m2 para confecção e conserto de vidraria para laboratório em geral. Possui torno para vidros, maçaricos e um técnico;
Oficina Eletrônica com 30 m2 especializada em conserto e manutenção de equipamentos analíticos de alta precisão, possui osciloscópio, fontes, geradores, multímetros e um técnico em eletrônica;
Sala para destilação e recuperação de solventes;
Sala de preparação, secagem e moagem de material vegetal: 2 estufas com ar circulante e um técnico, nível médio.