PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Diplomas

NOVOS PROCEDIMENTOS PARA PEDIDO DE DIPLOMA (Este documento encontra-se em PDF na aba documentos)


 

PASSO A PASSO


 

Procedimentos necessários para o autodepósito dos trabalhos acadêmicos (teses e dissertações) via SIGAA:

 

 

1) Submissão da versão corrigida pelo discente

 

O discente deverá cadastrar a versão corrigida do trabalho para a análise do orientador.

 

Isso pode ser feito através da opção no SIGAA: “Produções acadêmicas” - “Submeter teses/dissertações” ou na opção “Acompanhar Procedimentos Após Defesa”, ambas disponíveis no menu do Portal do Discente.

 

ATENÇÃO: essa é a fase da submissão ao orientador do arquivo do trabalho final, ou seja, o aluno fez as alterações sugeridas pela banca e está submetendo à aprovação do orientador que pode aprovar ou devolver para novas alterações.

 

 

2) Avaliação pelo orientador da versão corrigida enviada pelo discente

 

Depois da submissão da versão corrigida pelo discente, o orientador deverá avaliá-la.

 

Será possível aceitar a versão ou retorná-la para adequação. Para visualizar as revisões, é necessário acessar primeiramente as orientações do docente através do caminho:

 

Portal do Docente → Orientação Acadêmica – Pós Graduação → Meus Orientandos

 

 

3) Solicitação da ficha catalográfica pelo discente

 

Com a versão corrigida do trabalho aprovada pelo orientador, o discente deverá solicitar a ficha catalográfica à biblioteca. A solicitação deverá ser feita através da opção “Minhas Fichas Catalográficas”, na 4ª Etapa apresentada na tela de “Acompanhamento dos Procedimentos Após Defesa”.

 

Ao selecionar a opção, o discente deverá escolher clicar no link “Solicitar Ficha Catalográfica”.

 

 

 

Após o cadastro da solicitação, o discente deverá aguardar até que a biblioteca faça o atendimento e valide a ficha catalográfica.

 

 

4) Anexar a ficha catalográfica na versão corrigida

 

Depois da validação da ficha catalográfica pela biblioteca, o discente será notificado

por e-mail. Ele deverá acessar a tela de acompanhamento dos procedimentos após a defesa e selecionar na 4ª etapa a opção “Minhas Fichas Catalográficas”. Na tela de visualização das fichas, o discente deverá selecionar a opção “Visualizar”.

 

Tendo selecionado a opção “Visualizar”, o discente será redirecionado para a tela de Visualização da Solicitação da Ficha Catalográfica. Nela, o discente deverá selecionar a opção “Imprimir Ficha Catalográfica (.pdf)” para fazer download da ficha e anexá-la ao seu trabalho. Caso seja necessário, o aluno poderá solicitar alteração da ficha.

 

 

5) Ressubmissão da versão corrigida com a ficha catalográfica

 

Em posse do arquivo da versão final do trabalho com a ficha catalográfica, o discente deverá submetê-la para revisão do orientador, através do link “Ressubmeter versão corrigida com Ficha Catalográfica”, na tela de acompanhamento dos procedimentos após submissão, ou através da opção Portal do Discente → Ensino → Produções Acadêmicas → Submeter Teses/Dissertações.

 

 

6) Aprovação final da versão com ficha catalográfica pelo orientador

 

De modo similar ao realizado na aprovação da versão final corrigida da dissertação, o orientador deverá aprovar a versão ressubmetida com a ficha catalográfica. A revisão deve ser feita através do item “Revisar Tese/Dissertação” na tela de listagem das orientações (Portal do Docente → Orientação Acadêmica – Pós Graduação → Meus Orientandos).

 

Na tela de Controle de Revisão do Trabalho, o orientador pode aprovar a revisão ou retorná-la para adequação pelo discente.

 

 

7) Assinatura do termo de autorização de publicação

 

Posteriormente à aprovação da versão do trabalho com a ficha catalográfica, o discente deverá preencher o termo de autorização de publicação, acessando a opção “Assinar termo de autorização”, na etapa 7 da tela de acompanhamento dos procedimentos após defesa, ou a partir de Portal do Discente → Ensino → Produções Acadêmicas → Termo de Autorização, seguido da opção “Assinar Termo de Autorização”.

 

 

ATENÇÃO: Caso a dissertação/tese seja sigilosa, o aluno deverá justificar o embargo.

 

 

O pedido deve a ser feito via processo pelo autor do trabalho junto a Coordenação do Curso de Pós-graduação para análise do setor competente.

 


Segue a lista dos setores competentes para análise de embargos:

 


Editora UFPB: Publicação de livros e artigos editora@ufpb.br

 


INOVA: Patentes inova@reitoria.ufpb.br

 


Comitês de Ética: pesquisa com seres humanos

 


Comitê de Ética do HU comitedeetica.hulw2018@gmail.com

 


Comitê de ética do CCS: comitedeetica@ccs.ufpb.br

 


Comitê de Ética no uso de animais: pesquisas dom animais silvestres e/ou geneticamente modificados http://www.ufpb.br/sistemaceua/#

 


O documento comprobatório do deferimento da solicitação deve ser anexado no sétimo passo do procedimento de autodepósito de dissertações e teses via SIGAA, a saber, "Assinatura do termo de autorização de publicação".


 

Após o termo estar devidamente assinado, ele poderá ser visualizado a partir da opção “Visualizar Termo de Autorização de Publicação” na tela de acompanhamento dos procedimentos após defesa ou a partir da opção Portal do Discente → Ensino → Produções Acadêmicas → Termo de Autorização → Visualizar Termo de Autorização.

 

 

8) Solicitar declaração de NADA CONSTA à Biblioteca Central

 

O discente deverá solicitar a declaração de NADA CONSTA à Biblioteca Central através do SIGAA na opção “Portal do Discente - Verificar a Situação do Usuário - Encerrar vínculo ativo com confirmação”. Caso alguma coisa dê errada, a Biblioteca Central deve ser contactada.

 

 

OUTROS DOCUMENTOS

 

 

DIPLOMA DE MESTRADO

 

Entregar na secretaria do Programa os seguintes documentos

 

01 Cópia Corrigida em formato Digital, em CD, da Dissertação no formato PDF (arquivo único no CD);

01 Declaração na qual afirme não ter cometido plágio na elaboração do seu trabalho (modelo disponível na aba documentos da página do programa);

01 Cópia da identidade civil (de preferência RG) e CPF;

01 Requerimento dirigido ao coordenador solicitando o diploma (modelo disponível na aba documentos da página do programa);

01 Cópia do diploma de graduação (frente e verso);

 

Enviar cópia corrigida da Dissertação no formato PDF (arquivo único no CD) para o email: trabalhodeconclusao-pos@ltf.ufpb.br;

 

 

 

 

DIPLOMA DE DOUTORADO

 

Entregar na secretaria do Programa os seguintes documentos

 

01 Cópia Corrigida em formato Digital, em CD, da Tese no formato PDF (arquivo único no CD);

01 Declaração na qual afirme não ter cometido plágio na elaboração do seu trabalho (modelo disponível na aba documentos da página do programa);

01 Cópia da identidade civil (de preferência RG) e CPF;

01 Requerimento dirigido ao coordenador solicitando o diploma (modelo disponível na aba documentos da página do programa);

01 Cópia do diploma de graduação (frente e verso);

01 Cópia do diploma de mestrado (frente e verso);

 

Enviar cópia corrigida da Tese no formato PDF (arquivo único no CD) para o email: trabalhodeconclusao-pos@ltf.ufpb.br;

 

 

ATENÇÃO: Para os alunos que foram bolsistas CNPQ, entregar cópia do relatório técnico final e da prestação de contas das taxas de bancadas efetivamente recebidas.

 

 

Produzir uma Capa para o CD com os seguintes dados para impressão da Capa:

 

Nível de Defesa (Mestrado ou Doutorado);

Titulo do Trabalho;

Seu Nome Completo;

Nome Completo do Orientador;

Copiar para o CD: 1 cópia da Dissertação ou Tese em formato PDF (Totalizando arquivo único no CD)