PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: LARISSA ADILIS MARIA PAIVA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA ADILIS MARIA PAIVA FERREIRA
DATA: 17/07/2024
LOCAL: Link da vídeoconferência: https://meet.google.com/oya-ucqa-rhf
TÍTULO: ATIVIDADES ANTI-INFLAMATÓRIA E IMUNOMODULADORA DE 2-(3-HIDROXI1-METIL-2-OXOINDOLIN-3-IL) ACRILONITRILA (CISACN) NA SÍNDROME DA ASMA E RINITE ALÉRGICA COMBINADAS (CARAS) EXPERIMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Aduto; Modelo Experimental de CARAS; Sinais Clínicos de Rinite Alérgica; Citocinas; Eosinófilos; Balanço de resposta imune TH1/TH2
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A síndrome da asma e rinite alérgica combinadas (CARAS) é uma doença caracterizada por uma resposta imune do tipo 2 (TH2) nas vias aéreas, acompanhada por um processo inflamatório intenso que afeta amplamente a população mundial. Devido ao comprometimento na qualidade de vida e à falta de farmacoterapia específica, a busca por novas moléculas torna-se relevante. Este estudo teve como objetivo avaliar o tratamento com o aduto de Morita Baylis-Hillman (CISACN) no modelo experimental de CARAS. Para tal, camundongos BALB/c fêmeas foram sensibilizados e desafiados com ovalbumina (OVA) por um período de 42 dias e tratados com CISACN nas doses de 6,25; 12,5; ou 25 mg/kg por via oral. O tratamento com o aduto diminuiu o infiltrado de eosinófilos e neutrófilos, a hiperplasia e hipertrofia de células caliciformes e o remodelamento tecidual da cavidade nasal nas doses de 12,5 e 25 mg/kg. A dose de 12,5 mg/kg foi escolhida para dar continuidade as análises por ser a menor dose capaz de promover o efeito anti-inflamatório investigado, sem diferenças estatísticas entre os grupos. Em adição, o CISACN reduziu o infiltrado de eosinófilos e neutrófilos no pulmão revertendo, a nível basal, o número de eosinófilos, a inflamação tecidual pulmonar, a hiperplasia/hipertrofia das células caliciformes, a hiperatividade da via aérea inferior, reduzindo a hiperplasia/hipertrofia do músculo liso e a espessura da matriz extracelular pulmonar. O CISACN reduziu os sinais clínicos de rinite alérgica, como fricção nasal e espirros, em ensaio de hiper-reatividade nasal induzida por histamina. O efeito imunomodulador do CISACN foi observado via a redução dos níveis séricos de IgE total e IgE OVA-específica e o número de eosinófilos no sangue. O tratamento também diminuiu a produção de IL-33, TSLP, IL-17, TNF-α e TGF-β com efeito imuno regulador via diminuição de IL-5, IL-4, IL-13, citocinas do perfil TH2, dependente da produção de IFN-γ, citocina do perfil TH1, mas independente da produção de IL-10, citocina do perfil Tregulador (Treg). Nas análises moleculares, observamos que o CISACN diminuiu, nos granulócitos pulmonares, a ativação da via de sinalização p-p38MAPK/p-NF-κB, independente de p-ERK1/2MAPK. Portanto, os resultados obtidos nesse trabalho demonstram os efeitos anti-inflamatório e imunomodulador do CISACN pela diminuição da migração de células inflamatórias para os tecidos das vias aéreas de animais com CARAS, de citocinas responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do perfil da CARAS e diminuição na via de sinalização celular responsável pela produção dessas moléculas sinalizadoras. O respaldo científico fornecido por esse trabalho possibilita a utilização do CISACN em formulações farmacêuticas a serem testadas no tratamento de doenças inflamatórias das vias aéreas.
Externo à Instituição - ALINE CAVALCANTI DE QUEIROZ
Presidente - 1117945 - MARCIA REGINA PIUVEZAM