CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCONE FELIX COSTA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCONE FELIX COSTA
DATA: 30/08/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 510 do CCHLA
TÍTULO: Um Estudo sobre a Culpa Empática e o Comportamento Pró-Social em Espectadores de Cyberbullying
PALAVRAS-CHAVES: Empatia; Culpa; Cyberbullying
PÁGINAS: 87
RESUMO: O objetivo desta tese é verificar se a culpa em espectadores de cyberbullying possui grau de influência no comportamento pró-social em adolescentes, e se este mesmo sentimento, na sua relação com os demais sentimentos empáticos, possui diferenças significativas no conjunto de sentimentos. Para isso colocamos em teste duas hipóteses em questão: H1 Estudantes com maior grau de culpa empática apresentam tendência de comportamento pró-social com motivações para ajudar em eventos futuros. H2. A culpa empática se difere significativamente dos demais sentimentos empáticos: raiva, tristeza e injustiça. A tese está sendo desenvolvida em três capítulos teóricos e três artigos empíricos. O artigo 1. Foi realizada uma revisão que visa verificar em estudos atuais a relação entre o sentimento de culpa e o comportamento pró-social. O foco deste estudo abrange os últimos 10 anos com pesquisas sendo conduzidas nas plataformas Scopus, APA Psycnet, RSCD, Taylor & Francis. Os resultados apresentam achados de estudos exploratórios, experimentais, de correlação e também longitudinais. A discussão teve como centralidade quatro pontos-chave que fornecem uma abordagem mais concisa sobre o tema: 1) Os modelos de culpa apresentados nas pesquisas 2) A influência da culpa para as tarefas pró-sociais 3) As medidas de culpa e o impacto no comportamento pró-social e 4) as limitações apresentadas nas pesquisas. Os resultados apontam para uma confirmação da correlação entre as variáveis sustentando antigas hipóteses sobre a existência de evidências positivas entre culpa e comportamento pró-social, bem como a conexão com ações que proporcionam benefício coletivo. O artigo 2. teve como objetivo a adaptação para situação de cyberbullying e validação da Escala de Empatia ContextualizadaEEC. Foram realizados três estudos: Estudo 1Análise da Validade de Conteúdo. Deste estudo participaram 5 juízes especialistas e uma amostra de 21 estudantes com idades entre 14 e 17 anos. Os resultados apresentaram escores para clareza CVCt=0,94; pertinência CVCt=0,92 e relevância CVCt=0,95. No Estudo 2Análise Fatorial Exploratória. Participaram 203 estudantes com idades entre 14 e 18 anos (M=16,2; DP =1,15). Os resultados apresentaram bons índices (KMO=0,802) Teste de Esfericidade de Bartlett (χ² = 1065,24; p < 0,001) e fatores que explicaram 46% da variância total e indicativo para uma escala multidimensional com três fatores. Estudo 3Análise Fatorial Confirmatória. Participaram 268 estudantes com idades entre 14 e 19 anos de idade. Foi testado a escala com três fatores e a mesma apresentou resultados como (χ² =1075,71; <0,001) CFI =95; TLI=0,94; RMSEA= 0,07 e confiabilidade α total=0.86. Assim, conclui-se que a escala apresenta boas características psicométricas. O artigo 3. Em fase de desenvolvimento, pretende comparar os sentimentos empáticos e observar o grau de influência que a culpa exerce na tendência para o comportamento pró-social.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1520147 - JULIO RIQUE NETO
Interno - 3212546 - ROMULO LUSTOSA PIMENTEIRA DE MELO
Externo ao Programa - 1995048 - ELOÁ LOSANO DE ABREU
Externo ao Programa - 3405692 - LIVIA BRAGA DE SA COSTA