CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: THAÍS EMANUELE GALDINO PESSOA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAÍS EMANUELE GALDINO PESSOA
DATA: 12/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: DESVENDANDO A MÍDIA BODY POSITIVITY: UM ESTUDO PSICOSSOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Body Positivity Moviment; Feminismo; Bem-estar Psicológico; Midia.
PÁGINAS: 110
RESUMO: Body Positivity (BoPo), para além de um conteúdo midiático, é um movimento político que propõe a luta pela aceitação de qualquer corpo não-padrão. O projeto em questão objetiva compreender os precursores ao consumo de mídias BoPo e a associação a imagem corporal positiva de jovens brasileiros, por meio do Modelo Geral da Aprendizagem. Para isso, o Estudo 1 apresenta a trajetória histórico-metodológica do GLM, além de estudos atuais na perspectiva da mídia BoPo. O Estudo 2 apresenta uma revisão de escopo dos estudos atuais a respeito do consumo de diferentes categorias midiáticas do BoPo e suas associações biopsicossociais. De maneira geral, pontua-se o potencial positivo das diferentes categorias dessa mídia quando enquadradas positivamente, em relação às mídias que endossam o ideal de beleza, porém nenhum estudo buscou vincular o movimento à sua perspectiva política. O Estudo 3 corroborou evidências de validade e fidelidade da primeira medida de autoidentificação feminista para o contexto brasileiro. Por fim, o Estudo 4 objetou testar um modelo de compreensão da imagem corporal positiva por meio da mídia BoPo em uma análise intrasujeito e societal. O modelo de melhor ajuste mostrou efeitos indiretos da Autonomia (λ= - 0,01; p < 0,01), Crescimento Pessoal (λ= 0,02; p < 0,01) Autoidentificação Feminista (λ= 0,02; p < 0,05), indicando que esses preditores são capazes de afetar a Apreciação Corporal por seu impacto nas Atitudes favoráveis ao BoPo. Portanto, o trabalho buscou elucidar a repercussão do movimento BoPo, para além de um conteúdo midiático a partir do GLM e seus efeitos benéficos aos consumidores, mas também enfatizar sua trajetória política e de combate a estruturas hegemônicas sociais, por meio do feminismo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Interno - 3212546 - ROMULO LUSTOSA PIMENTEIRA DE MELO
Externo à Instituição - THAYRO ANDRADE CARVALHO