CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA ROGELIA DUARTE DO NASCIMENTO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA ROGELIA DUARTE DO NASCIMENTO
DATA: 25/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 01 do PPGPS (Defesa híbrida, via google Meet)
TÍTULO: Atuação do Psicólogo Escolar no acompanhamento a ações coletivas da escola: Um estudo na rede pública municipal de educação de João Pessoa-PB.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chaves: desenvolvimento humano, psicologia escolar, atuação, reuniões institucionais.
PÁGINAS: 144
RESUMO: A escola é um contexto social, em que se engendram processos psicossociais e relações intergrupais. Nesse sentido, o profissional de psicologia no âmbito educacional, a partir da articulação entre os conhecimentos da psicologia social e da psicologia escolar, pode desenvolver com os atores da instituição práticas transformadoras. Tais intervenções precisam considerar os fatores histórico-sociais e contribuir com o desenvolvimento de sujeitos mais conscientes, com pensamentos críticos, éticos e que favoreçam a construção de relações promotoras de desenvolvimento. Compreende-se neste estudo a psicologia escolar enquanto campo de aplicabilidade da psicologia social, e desse modo, as práticas deste profissional precisam envolver o coletivo institucional com base em uma concepção psicossocial, crítica e preventiva. A partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural, detidamente, aqueles elaborados por Vigotski, é possível compreender a importância da interação dos sujeitos com seu meio social e cultural para a produção do conhecimento, e consequente, desenvolvimento integral. Desse modo, o psicólogo escolar media as relações e participa de trocas mútuas entre os diversos segmentos da escola. Assim, esta pesquisa de tese objetiva conhecer e analisar as práticas e tipos de participação de psicólogas(os) escolares em reuniões institucionais de escolas da rede municipal de educação. É uma pesquisa de campo do tipo qualitativa, desenvolvida em duas etapas. Na primeira, foi realizada caracterização dos perfis sociodemográficos, formativos e de atuação de psicólogas(o) escolares do município de João Pessoa-PB, que responderam a um questionário digital. Nesta fase do estudo participaram 62 profissionais, dos quais 57 são do sexo feminino, e 05 do sexo masculino, com faixa etária de 29 a 69 anos. Dos participantes da primeira etapa, 43 demonstraram interesse em participar do segundo momento do estudo, em que foram sorteados dois profissionais para acompanhamento em reuniões escolares (planejamento pedagógico, conselho de classe, reunião de pais e mestres e horário departamental). Este segundo momento do estudo foi realizado em duas instituições de ensino e foi concluído ao final do mês de agosto. Na segunda etapa do estudo sobre o acompanhamento às reuniões escolares foi utilizado um diário de campo, contendo aspectos relativos ao tipo de reunião, caracterização do local, participantes, pauta, materiais e instrumentos utilizados pelas profissionais, as demandas e temas abordados, bem como os aspectos relacionais, as parcerias firmadas e as reflexões da pesquisadora a partir do acompanhamento às atividades. Os resultados desta etapa ainda serão transcritos e analisados com base nos objetivos propostos, na questão de tese e nos referenciais teóricos da psicologia histórico-cultural, bem como da psicologia escolar e educacional brasileira. De modo geral, os resultados preliminares da primeira etapa indicam, no tocante à configuração formativa, uma diversidade de fundamentação teórica, bem como de cursos realizados por parte dos profissionais participantes. Dentre estes cursos e referenciais identificados, percebe-se a menção a autores e perspectivas que não se alinham ao fazer do campo escolar e educacional, cujos desdobramentos da atuação não atendem às demandas escolares. Também foi possível perceber a participação das(os) psicólogas(os) escolares nas reuniões escolares investigadas e em outros tipos de reuniões coletivas com instituições externas à escola ou reuniões elaboradas a partir das necessidades da comunidade escolar. Sobre o tipo de participação os profissionais colaboram desde o planejamento da reunião, durante a efetivação da mesma e em ações derivadas dos desdobramentos e decisões coletivas, abordando diversas temáticas relativas às demandas das unidades de ensino. Defende-se, portanto, que a participação efetiva nas reuniões, as relações estabelecidas nestes espaços com os atores escolares podem esclarecer seu papel naquele espaço, além de favorecer a ampliação da atuação do psicólogo com outros grupos da escola, por meio de parcerias em um trabalho voltado ao contexto da instituição como um todo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Externo à Instituição - FERNANDA PEREIRA MEDEIROS
Externo à Instituição - MARIA LIGIA DE AQUINO GOUVEIA