CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID RAYSSA LUCENA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID RAYSSA LUCENA FERREIRA
DATA: 30/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 01 do PPGPS (Defesa híbrida, via google Meet)
TÍTULO: Psicologia Escolar e Educação Inclusiva: configurações da participação da(o) psicóloga(o) na equipe pedagógica
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chaves: Inclusão Escolar, Psicologia Escolar/Educacional, Desenvolvimento Humano, Pessoa com Deficiência.
PÁGINAS: 226
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as concepções e práticas de psicólogos sobre a inclusão escola e a participação do profissional de psicologia para a promoção de uma educação escolar inclusiva. Nesta perspectiva, defende-se a tese de que o psicólogo escolar contribui para promover uma educação escolar inclusiva quando compreende seu papel, atua na mediação de práticas pedagógicas inclusivas, e de relações que propiciem o respeito aos direitos e à diversidade do desenvolvimento humano. Ressalta-se que o interesse por estudar contextos educacionais advém de uma compreensão sólida de que a interação social desempenha uma função primordial nos processos de desenvolvimento humano, pois considera-se que os espaços formais de educação são importantes contextos de desenvolvimento e aprendizado de crianças nos primeiros anos de vida. Participaram deste estudo 52 psicóloga(o)s que trabalham em instituições de ensino fundamental do município de João Pessoa, PB. Foram utilizados como instrumentos um questionário elaborado pelo Google forms, que foi respondido de forma presencial, e um roteiro de entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos a partir dos questionários online foram descritos e agrupados com base nas respostas dos participantes às questões do questionário. As vinte e três entrevistas foram transcritas e agrupadas com base na semântica e temática das respostas dos participantes. O conteúdo destas respostas foi analisado considerando os itens que o compõem e pesquisas do campo da psicologia escolar na perspectiva da Educação Inclusiva. Os resultados do questionário indicam que os psicólogos realizam diversas ações relacionadas à inclusão nas escolas, citadas como mais frequentes, com ações de cunho individual como encaminhamentos, atendimento e escuta. Os resultados da análise das entrevistas apontam que as profissionais tem como concepções predominantes acerca do desenvolvimento humano as teorias de Vigotski e Piaget, sobre as ações revelam uma ampla gama de ações, com destaque a ações alunos (individuais e em grupos) e com professores. As ações mais realizadas envolvem conscientização dos diversos atores escolares, orientação a profissionais e auxílio na adaptação de atividades e estratégias para promover o ensino-aprendizagem de todos os alunos. A partir dos resultados preliminares encontrados pela pesquisadora espera-se contribuir para a produção de um conhecimento mais abrangente sobre práticas inclusivas dos profissionais pesquisados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Externo à Instituição - DANIELLE OLIVEIRA NOBREGA
Externo à Instituição - EMELLYNE LIMA DE MEDEIROS DIAS LEMOS