CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Teléfono/Extensión
-
No Informado
Noticias
Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAYDSON ÉLDER FREITAS SANTANA DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLAYDSON ÉLDER FREITAS SANTANA DA SILVA
DATA: 26/09/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 01 do PPGPS (Defesa híbrida, via google Meet)
TÍTULO: Psicologia na Escola e Atividades de Protagonismo Estudantil: Um Estudo com Estudantes e Profissionais da Rede Municipal de Educação
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Psicologia Escolar. Protagonismo Estudantil. Escola. Ensino Fundamental. Atuação Profissional.
PÁGINAS: 178
RESUMO: O protagonismo estudantil é discutido em produções contemporâneas enquanto estratégia ou metodologia educacional que visa criar condições facilitadoras para o desenvolvimento de estudantes. As ações de promoção ao protagonismo estudantil são dispostas em documentos que regem a educação a nível federal, estadual e municipal. Dentre estas estratégias podem ser mencionadas a eleição de líderes e vice-líderes de turma, a realização de Conselhos Escolares e a formação do Grêmio Estudantil. O campo da Psicologia Escolar e Educacional tem como objetos de estudo e intervenção as relações institucionais e os processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano. As ações abrangem a atuação com grupos de estudantes enquanto possibilidade de prática nos contextos educacionais, referendadas pelas Referências Técnicas para atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica, do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Considerando a relevância dessa temática para o campo em questão, o presente estudo teve o objetivo principal de analisar as concepções de estudantes e psicólogas(os) escolares acerca das ações de promoção ao protagonismo estudantil nos espaços escolares. O estudo contou com a participação de 22 estudantes líderes de turma e 20 psicólogas escolares, de instituições da Rede Municipal de Educação de João Pessoa-PB. Os participantes da pesquisa preencheram questionários online via Google Forms, e o grupo de psicólogas respondeu a um roteiro de entrevistas semiestruturadas. As informações levantadas apontaram que a principal atividade de protagonismo estudantil se refere à eleição de líderes de turma e que majoritariamente estas(es) estudantes atuam em seus contextos escolares com ações de ajuda aos profissionais da instituição, em especial aos professores. Já o grupo de psicólogas escolares concebe que as ações de protagonismo estudantil contribuem para o desenvolvimento crítico e cidadão das(os) estudantes, e possibilitam o fomento de vivências que irão transpor o período escolar, configurando-se enquanto algo que os estudantes levarão para a futura vida pessoal e profissional. Acrescenta-se a ocorrência de relatos acerca das percepções de líderes de turma sobre o exercício de funções de protagonismo estudantil na escola, e o acesso às possibilidades de contribuição de profissionais em Psicologia Escolar nas referidas práticas. Ademais, pretende-se aprofundar a compreensão acerca dos relatos dos psicólogos entrevistados sobre seu papel em ações de protagonismo estudantil, o entendimento dos estudantes acerca de suas ações de protagonismo enquanto uma ação consciente e crítica no contexto educacional e o papel da escola enquanto palco dessas ações.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Externo à Instituição - GUILHERME SIQUEIRA ARINELLI
Externo à Instituição - SORAYA SOUSA GOMES TELES DA SILVA