CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZZA MANGUEIRA ESTANISLAU
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZZA MANGUEIRA ESTANISLAU
DATA: 30/09/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual (https://meet.google.com/qzn-hcdn-gan)
TÍTULO: MECANISMOS PSICOLÓGICOS DA DEPENDÊNCIA EM COMPRAS: EXPLORANDO O PAPEL DA PERSONALIDADE E DA SAÚDE MENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Compra, vício, compulsão, personalidade, saúde mental
RESUMO: A presente tese tem por objetivo geral investigar como os construtos traços de personalidade e saúde mental se relacionam com a dependência em compras. Para tal, a tese será dividida em três artigos. O artigo 1 Compra compulsiva na perspectiva da psicologia social: uma revisão de escopo de natureza teórica, objetivou realizar um levantamento acerca das pesquisas sobre Compra Compulsiva (CC) na área da Psicologia Social (PS). Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura de acordo com a metodologia scoping review. Encontraram-se 3.426 artigos, dos quais 24 atenderam aos critérios de inclusão e foram analisados. Identificou-se que: (1) a população mais estudada é jovens adultos universitários; (2) Não há consenso quanto ao gênero mais propenso a comprar compulsivamente; (3) As escalas mais utilizadas para mensurar a CC foram as elaboradas por DAstous et al. (1990), Faber e OGuinn (1992) e Ridgway et al. (2008); (4) foram identificadas divergências na nomeação das escalas; (5) as variáveis estudadas para explicar a CC foram divididas em construtos de diversas áreas (e.g., gestão do dinheiro, influência da publicidade, autoestima, depressão, ansiedade) e construtos da psicologia social; (6) dentro do enquadramento da PS a variável mais utilizada são os valores materialistas; (7) a maioria das pesquisas adotaram uma abordagem quantitativa e transversal. Diante do exposto, conclui-se que os resultados apresentados podem contribuir para o conhecimento das características dos estudos sobre CC no campo da PS. Espera-se que o conjunto de informações apresentados auxiliem e incentivem o desenvolvimento de novas pesquisas na área. O artigo 2 Propriedades Psicométricas da Escala de Dependência de Compras de Bergen No Brasil, de natureza quantitativa, tem como objetivo adaptar e validar a Bergen Shopping Addiction Scale (BSAS) para o português brasileiro, avaliando sua estrutura fatorial e as evidências de validade, incluindo validade convergente, de critério e incremental. Participaram 379 indivíduos com idades entre 18 e 65 anos (Midade = 29,97, DP = 9,10), com a amostra predominantemente composta por residentes do estado da Paraíba (69%) e do sexo feminino (75%). Os participantes responderam à BSAS, disponível em duas versões: longa (28 itens) e curta (7 itens), além de questionários sobre compra compulsiva e impulsiva, materialismo, autoestima e características sociodemográficas. A análise fatorial confirmatória (AFC) revelou que a versão longa da BSAS apresentou um ajuste satisfatório para um modelo de segunda ordem (χ²/gl = 1,53; CFI = 1,00; TLI = 0,99; RMSEA = 0,04), enquanto a versão curta mostrou um ajuste favorável para um modelo unidimensional (χ²/gl = 2,07; CFI = 0,99; TLI = 0,99; RMSEA = 0,05). A consistência interna foi alta, com α = 0,96 para a versão longa e α = 0,87 para a versão curta. A BSAS também evidenciou validade convergente, mostrando correlações significativas com outras escalas relacionadas ao comportamento de compra. A validade de critério foi corroborada por correlações significativas com variáveis associadas, como materialismo e autoestima. Por fim, a análise de validade incremental revelou que a BSAS explica variâncias adicionais em comportamentos financeiros, como endividamento, sugerindo um impacto significativo da dependência em compras nas práticas financeiras dos indivíduos. Conclui-se que a BSAS apresentou qualidades métricas satisfatórias e pode ser utilizada como uma alternativa eficaz para avaliar o comportamento de compra compulsiva. Por fim, o Artigo 3 Influência da personalidade e da saúde mental para a predição da Compra Compulsiva", ainda em construção, visa investigar como os cinco grandes fatores da personalidade, os traços não adaptativos da personalidade e a tríade sombria da personalidade, além da depressão, ansiedade e estresse e da preocupação/manejo do dinheiro podem explicar a dependência em compras.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1339707 - RENAN PEREIRA MONTEIRO
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Externo à Instituição - EMERSON DIOGENES DE MEDEIROS