CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS RODRIGUES DE LIMA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS RODRIGUES DE LIMA
DATA: 19/11/2024
HORA: 10:20
LOCAL: Auditório 412 CCHLA
TÍTULO: TRAÇOS SOMBRIOS E LUMINOSOS NO MODELO DA TEORIA DO
COMPORTAMENTO PLANEJADO PARA USO DE MÍDIAS SOCIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Traços Sombrios, Traços Luminosos, Teoria do Comportamento
Planejado, Mídias Sociais
PÁGINAS: 90
RESUMO: O uso das mídias sociais (MS) tem se expandido significativamente nos últimos anos,
tornando-se uma parte integrante da vida cotidiana de milhões de pessoas ao redor do
mundo. Entender os fatores que influenciam a intenção de uso dessas plataformas é
crucial, especialmente considerando o impacto que esses comportamentos podem ter nas
interações sociais, na autoimagem e na percepção pública (Kemp, 2021). Notavelmente,
as plataformas de MS, como Instagram, YouTube, X (antigo Twitter) e Facebook,
continuam a figurar entre os aplicativos móveis mais utilizados entre 2020 e 2023 (Kemp,
2023; Statista, 2023). A dissertação tem como objetivo principal investigar a relação dos
traços sombrios e luminosos no modelo TCP voltado ao uso de MS. A TCP, que engloba
três fatores Atitude (AT), Normas Subjetivas (NS) e Controle Percebido (CP) (Ajzen,
1991) é amplamente utilizada para prever intenções e comportamentos e é
especialmente relevante para estudar o uso das MS, pois considera tanto componentes
individuais quanto as influências sociais que moldam o comportamento do usuário.
Estudos prévios demonstram a forte capacidade preditiva dos componentes da TCP no
uso de MS (Curras-Perez et al., 2012; Lee & Kim, 2023; Ruggiero et al., 2022). No
entanto, a influência de traços de personalidade sombrios e luminosos sobre esses
componentes é menos explorada. Nesse sentido, o presente trabalho buscará alcançar o
objetivo através de dois artigos. O primeiro artigo, em fase final de desenvolvimento, é
composto por dois estudos, cujo objetivo é realizar um refinamento psicométrico da
Escala Multidimensional para o Uso de Mídias Sociais (EMUMS). O primeiro estudo
realiza uma redução dos itens do instrumento por meio da Teoria de Resposta ao Item,
enquanto o segundo testa o ajuste da versão reduzida ao modelo da Teoria do
Comportamento Planejado de Ajzen (1991) e sua validade preditiva. O segundo artigo irá
investigar a relação dos traços sombrios e luminosos no modelo TCP voltado ao uso de
MS. No Estudo 1, os critérios de redução incluíram a remoção de itens com valores de
RMSEA (S_χ²) superiores a 0,05 (S_χ²; Kang & Chen, 2008; Orlando & Thissen, 2003)
e baixa discriminação, até restarem três itens para cada dimensão. Para a avaliação do
ajuste dos modelos de TRI, foram considerados os índices de ajuste, RMSEA, CFI e TLI.
A amostra foi composta por 250 participantes, dos quais 76,7% eram mulheres, com
média de idade de 24,3 anos (DP = 5,56). Os resultados demonstram os itens das
dimensões CP e AT com bons indicadores de ajuste aos dados, sendo o item AT-2 [a =
2,90; b = -0,75; RMSEA(S_X²) = 0,04] e CP-2 [a = 5,80; t4 = 0,57; RMSEA(S_X²) =
0,01] os que apresentaram melhores índices de discriminação. O Estudo 2, composto por
uma amostra de 664 participantes (76,9% mulheres, média de idade de 23 anos, DP =
5,99), aplicou a modelagem de equações estruturais (SEM) usando o método Weighted
Least Squares Mean and Variance Adjusted (WLSMV), adequado para dados
categóricos. Os índices de ajuste utilizados para o modelo foram: χ², χ²/gl, CFI, TLI,
SRMR e RMSEA. Os resultados indicaram que os índices de ajuste do modelo estrutural
foram adequados, sugerindo sua plausibilidade [X² = 425,77, gl = 111, X²/gl = 3,83, CFI
= 0,98; TLI = 0,97; RMSEA (90% CI): 0,06 (0,06 0,07); SRMR = 0,07]. Além disso, o
fator IU previu significativamente o Engajamento em mídias sociais (EMS) [B = 0,37; P
< 0,01]. Adicionalmente, foi realizada uma análise de perfis latentes para identificar
possíveis perfis distintos de usuários, usando critérios como AIC, BIC, SABIC, Entropia
e BLRT. Os resultados do modelo 1 apontaram para uma solução de duas classes [LL =
-4581; AIC = 9189; SABIC = 9206; Entropia = 0,97; Prob_min = 0,97; BLRT = P <
0,01]. Essas classes se diferenciavam pela dimensão de Atitude [Perfil 1, AT = 2,91; Perfil
2, AT = 4,51], sendo o Perfil 2 o que apresentou maior índice na dimensão de atitude.
Discussão: Os resultados do Estudo 1 com a TRI permitiram identificar os melhores itens
dos componentes da TCP, resultando em uma versão aprimorada da escala, EMUMS-12.
No Estudo 2, a validade preditiva da EMUMS-12 foi confirmada, mostrando que AT, NS
e CP são fundamentais para prever a intenção de uso e o engajamento em MS. Por fim, a
Análise de Perfis Latentes (APL) identificou dois perfis distintos na amostra do presente
estudo, evidenciando uma diferença clara na dimensão de atitude. Essa dicotomia nas
respostas sugere que as atitudes em relação às mídias sociais variam significativamente
entre os indivíduos, o que é um ponto positivo para a validade do instrumento. A atitude
refere-se às crenças pessoais de um indivíduo sobre um comportamento, podendo ser
positivas ou negativas em relação à ação a ser realizada (Ajzen, 1991; 2006; 2011; 2015).
Próximos Passos: Um segundo artigo será realizado. Esse estudo visa o principal
objetivo da dissertação: investigar a relação dos traços sombrios e luminosos no modelo
TCP voltado ao uso de MS.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3212546 - ROMULO LUSTOSA PIMENTEIRA DE MELO
Interno - 1339707 - RENAN PEREIRA MONTEIRO
Externo à Instituição - POLLYANA DE LUCENA MOREIRA