CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: GLAYDSON ÉLDER FREITAS SANTANA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLAYDSON ÉLDER FREITAS SANTANA DA SILVA
DATA: 18/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 01 do PPGPS (Defesa híbrida, via google Meet)
TÍTULO: Psicologia Escolar e Protagonismo Estudantil: Um Estudo com Estudantes e Profissionais da Rede Municipal de Educação
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Psicologia Escolar. Protagonismo Estudantil. Escola. Ensino Fundamental. Atuação Profissional.
PÁGINAS: 242
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
RESUMO: O protagonismo estudantil é discutido em produções contemporâneas enquanto estratégia ou metodologia educacional que visa criar condições facilitadoras para o desenvolvimento de estudantes. As ações de promoção ao protagonismo estudantil são dispostas em documentos que regem a educação a nível federal, estadual e municipal, e dentre estas estratégias possíveis menciona-se a eleição de líderes e vice-líderes de turma, a realização de Conselhos Escolares e a formação do Grêmio Estudantil. O campo da Psicologia Escolar e Educacional, atualmente defendido enquanto um fazer pautado no olhar sobre as relações institucionais e sobre os processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano, dispõe da atuação com grupos de estudantes enquanto possibilidade de prática nos contextos educacionais, a a qual é referendada pelo documento Referências Técnicas para atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica, do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Nesse sentido, o presente estudo teve o objetivo principal de analisar as concepções de estudantes e psicólogas(os) escolares acerca das ações de promoção ao protagonismo estudantil nos espaços escolares. O estudo contou com a participação de 22 estudantes líderes de turma e 20 psicólogas escolares, de instituições da Rede Municipal de Educação de João Pessoa-PB. A participação foi efetivada mediante preenchimento de questionários online via Google Forms para estudantes e psicólogas(os) escolares, e da realização de entrevistas semiestruturadas com as(os) referidas(os) profissionais. As informações levantadas apontaram que a principal atividade de protagonismo estudantil se refere à eleição de líderes de turma e que majoritariamente estas(es) estudantes atuam em seus contextos escolares com ações de ajuda aos profissionais da instituição, em especial aos professores. Quanto às psicólogas escolares, levantou-se a indicação de que as ações de protagonismo estudantil contribuem para o desenvolvimento crítico e cidadão das(os) estudantes, e possibilitam o fomento de vivências que irão transpor o período escolar, configurando-se enquanto algo que os estudantes levarão para a futura vida pessoal e profissional. Assim sendo, foi possível levantar as percepções de líderes de turma sobre o exercício de funções de protagonismo estudantil na escola, bem como, o acesso às possibilidades de contribuição de profissionais em Psicologia Escolar nas referidas práticas. Palavras-chave: Psicologia Escolar. Protagonismo Estudantil. Escola. Ensino Fundamental. Atuação Profissional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Externo à Instituição - GUILHERME SIQUEIRA ARINELLI
Externo à Instituição - SORAYA SOUSA GOMES TELES DA SILVA