CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Teléfono/Extensión
-
No Informado
Noticias
Banca de DEFESA: MARIANA FRANCELINO CELESTINO SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA FRANCELINO CELESTINO SILVA
DATA: 17/12/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Google meet
TÍTULO: PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA EMPREENDEDORES DIGITAIS? UM OLHAR DA PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO SOBRE A POLIMORFIA LABORAL
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo digital; Plataformas Digitais, Profissionais de Psicologia; Psicologia Social do Trabalho
PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: Este estudo teve por objetivo realizar uma análise da relação estabelecida entre os profissionais de psicologia com o empreendedorismo digital como atividade de trabalho. Para a compreensão deste fenômeno, nos apoiamos no olhar teórico da Psicologia Social do Trabalho (PST). Portanto, considerando tanto a dimensão social quanto individual das experiências dos trabalhadores. Para atingir a proposta de pesquisa, foram realizados três estudos independentes. O Estudo 1, intitulado Autonomia ou precarização do trabalho? Uma análise crítica sobre o empreendedorismo digital, trata-se de um ensaio teórico que objetiva analisar criticamente a propagação da demanda pelo empreendedorismo como um dispositivo neoliberal, e revelar as nuances envolvidas no desenvolvimento da subcategoria empreendedorismo digital. O artigo lança luz sobre as condições de precarização do trabalho e subordinação, sublimadas pela retórica do empreendedor como um profissional de sucesso e dotado de autonomia. O Estudo 2, intitulado Revisão sistemática, análise cientométrica e metassíntese qualitativa sobre o trabalho de profissionais da psicologia com o empreendedorismo digital teve como objetivo caracterizar como o trabalho de psicólogas(os) com o empreendedorismo digital tem sido abordado pela literatura científica. Para isto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura em sete bases de periódicos. Dez artigos foram selecionados e submetidos à análise cientométrica e metassíntese qualitativa com auxílio de um software de análise textual lexicográfico. Os dados revelaram que as atuais publicações científicas sobre o tema debruçam seu olhar sobre o serviço de psicoterapia online, destacando que, quando envolvida em um contexto de plataformização, esta prática pode refletir situações de exploração do trabalho, também se comportando como uma atividade que coloca as(os) psicólogas(os) diante de um conflito entre valores profissionais e a lógica de mercado do capitalismo da informação. Ademais, a literatura científica não identifica as(os) profissionais de psicologia como empreendedoras(es) digitais, apesar de apresentarem que, na internet, elas(eles) têm exercido ações de caráter semalhante ao que se considera empreender. Assim, o Estudo 2 gerou uma agenda de pesquisa sobre a identidade do profissional de psicologia contemporâneo. Por sua vez, tendo como objetivo superar as lacunas encontradas no Estudo 2, o Estudo 3, sob o título de Empreendedorismo digital na psicologia? Analisando o perfil profissional e a atividade laboral, buscou, através de um questionário online, divulgado pelas redes sociais, coletar dados sociodemográficos e do perfil laboral de profissionais de psicologia que têm empreendido através das mídias digitais. Após triagem, 126 respondentes tiveram acesso ao instrumento na íntegra. Os dados das respostas coletadas foram submetidos à análise estatística descritiva e análise de correspondência simples (ANACOR), com auxílio de um software de análise estatística. Os resultados apontam para um perfil evidente de profissionais: psicólogas clínicas, que tem utilizado a plataforma instagram como ferramenta de trabalho para divulgar serviços e captar clientes. Tematiza-se, nesta pesquisa, o processo de gerenciamento algorítimo ao qual os profissionais de psicologia têm sido submetidos, que não os desenvolve como empreendedores, mas como trabalhadores subordinados às lógicas do capitalismo digital e da economia do compartilhamento.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1519736 - TATIANA DE LUCENA TORRES
Interno - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO
Interno - 2042859 - THAIS AUGUSTA CUNHA DE OLIVEIRA MAXIMO
Externo à Instituição - FELLIPE COELHO LIMA