CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: INGRID RAYSSA LUCENA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID RAYSSA LUCENA FERREIRA
DATA: 27/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 01 do PPGPS, DEFESA NA MODALIDADE HÍBRIDO
TÍTULO: PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PSICÓLOGOS
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão Escolar, Educação Inclusiva; Psicologia Escolar/Educacional, Desenvolvimento Humano, Pessoa com Deficiência.
PÁGINAS: 256
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo geral conhecer e analisar as concepções e práticas de psicólogos sobre a inclusão escolar, e o tipo de participação do profissional de psicologia na promoção de uma educação escolar inclusiva. Nesta perspectiva, defende-se a tese de que o psicólogo escolar contribui para promover uma educação escolar inclusiva quando compreende seu papel, atua na mediação de práticas pedagógicas inclusivas e de relações que propiciem o respeito aos direitos e à diversidade do desenvolvimento humano. Ressalta-se que o interesse em estudar contextos educacionais advém de uma compreensão sólida de que a interação social desempenha uma função primordial nos processos de desenvolvimento humano, pois considera-se que os espaços formais de educação são importantes contextos de desenvolvimento e aprendizado. Acrescenta-se a literatura sólida da Psicologia Escolar acerca da atuação do psicólogo em espaços educacionais. Participaram deste estudo 52 psicóloga(o)s que trabalham em instituições de Ensino Fundamental do município de João Pessoa, PB. Foram utilizados como instrumentos um questionário elaborado pelo Google forms e um roteiro de entrevista semiestruturada, respondidos presencialmente. Os questionários foram analisados com base nas respostas dos participantes, considerando seus itens e pesquisas da Psicologia Escolar na perspectiva da Educação Inclusiva. Os resultados do questionário indicam que os psicólogos realizam diferentes ações nas escolas, entre as mais as citadas, estavam ações de cunho individual como encaminhamentos, atendimento e escuta. As entrevistas foram transcritas e agrupadas com base na semântica e temática das respostas das participantes, que haviam respondido anteriormente ao questionário. Os resultados da análise das entrevistas apontam que as profissionais têm como concepções predominantes acerca do desenvolvimento humano as teorias de Vigotski e Piaget. Revelou-se também um leque de ações, com destaque a práticas junto aos alunos (individuais e em grupos) e com professores. As ações mais realizadas envolvem conscientização dos atores escolares, orientação a profissionais e auxílio na adaptação de atividades e estratégias para promover o ensino-aprendizagem de todos os alunos. Foi ainda realizado acompanhamento da atuação de uma psicóloga escolar da rede municipal, por meio de registros em diário de campo. Esses registros, após análise, evidenciaram que a profissional tem construído relações interpessoais e refletido junto à equipe acerca das demandas escolares, e especialmente aqueles referentes a inclusão. A atuação demonstrou um aprofundamento sobre a atuação do psicólogo escolar. Sugere-se que o aprofundamento teórico sobre estas teorias do desenvolvimento podem refletir em práticas mais coerentes com a prática do psicólogo escolar na perspectiva inclusiva. A partir dos resultados espera-se contribuir para a produção de um conhecimento mais abrangente sobre práticas inclusivas dos psicólogos escolares que atuam na rede municipal de João Pessoa – PB.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Externo ao Programa - 1453073 - HENRIQUE JORGE SIMOES BEZERRA
Externo à Instituição - DANIELLE OLIVEIRA NOBREGA
Externo à Instituição - EMELLYNE LIMA DE MEDEIROS DIAS LEMOS