CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANDREZZA MANGUEIRA ESTANISLAU

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZZA MANGUEIRA ESTANISLAU
DATA: 27/03/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Sala virtual meet.google.com/urj-vboi-xwo
TÍTULO: DEPENDÊNCIA EM COMPRAS: AVALIAÇÃO E CORRELATOS
PALAVRAS-CHAVES: Compra, vício, compulsão, personalidade, saúde mental
PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: A presente tese tem por objetivo geral investigar os perfis psicológicos associados à dependência em compras, explorando suas relações com traços de personalidade, materialismo, comportamento financeiro e saúde mental. Para tal, a tese será dividida em três artigos. O artigo 1 “Compra Compulsiva na Perspectiva da Psicologia Social: Uma Revisão de Escopo” de natureza teórica, objetivou realizar um levantamento acerca das pesquisas sobre Compra Compulsiva (CC) na área da Psicologia Social (PS). Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura de acordo com a metodologia scoping review. Encontraram-se 3.426 artigos, dos quais 24 atenderam aos critérios de inclusão e foram analisados. Identificou-se que: (1) a população mais estudada é jovens adultos universitários; (2) Não há consenso quanto ao gênero mais propenso a comprar compulsivamente; (3) As escalas mais utilizadas para mensurar a CC foram as elaboradas por D’Astous et al. (1990), Faber e O’Guinn (1992) e Ridgway et al. (2008); (4) Essas escalas têm sido críticas; (5) Entre as 7 medidas identificadas a Bergen Shopping Addiction Scale merece atenção por estar alinhada às perspectivas contemporâneas sobre CC (6) foram identificadas divergências na nomeação das escalas; (7) as variáveis estudadas para explicar a CC foram divididas em construtos de diversas áreas (e.g., gestão do dinheiro, influência da publicidade, autoestima, depressão, ansiedade, estresse, bem- estar subjetivo, personalidade e personalidade narcisista) e construtos da psicologia social; (8) dentro do enquadramento da PS a variável mais utilizada são os valores materialistas; (9) a maioria das pesquisas adotaram uma abordagem quantitativa e transversal. Diante do exposto, conclui-se que os resultados apresentados podem contribuir para o conhecimento das características dos estudos sobre CC no campo da PS. Espera-se que o conjunto de informações apresentados auxiliem e incentivem o desenvolvimento de novas pesquisas na área. O artigo 2 “Propriedades Psicométricas da Escala de Dependência de Compras de Bergen no Brasil”, de natureza quantitativa, tem como objetivo adaptar e obter evidências de validade da versão curta e longa da Bergen Shopping Addiction Scale (BSAS) para o português brasileiro, avaliando sua estrutura fatorial e as evidências de validade, incluindo validade convergente e incremental. Participaram 379 brasileiros com idades entre 18 e 65 anos (Midade = 29,97, DP = 9,10), com a amostra predominantemente composta por residentes do estado da Paraíba (69%) e do sexo feminino (75%). Os participantes responderam à BSAS, disponível em duas versões: longa (28 itens) e curta (7 itens), além de questionários sobre compra compulsiva e impulsiva, materialismo, autoestima e características sociodemográficas. A análise fatorial confirmatória (AFC) revelou que a versão longa da BSAS apresentou um ajuste satisfatório para um modelo de segunda ordem (χ2/gl = 1,53; CFI = 1,00; TLI = 0,99; RMSEA = 0,04), enquanto a versão curta mostrou um ajuste favorável para um modelo unidimensional (χ2/gl = 2,07; CFI = 0,99; TLI = 0,99; RMSEA = 0,05). A consistência interna foi alta, com α = 0,96 para a versão longa e α = 0,87 para a versão curta. A BSAS também evidenciou validade convergente, mostrando correlações significativas com outras escalas relacionadas, como compra compulsiva, impulsiva, materialismo e autoestima. Por fim, a análise de validade incremental revelou que a BSAS explica variâncias adicionais em comportamentos financeiros, como endividamento, sugerindo um impacto significativo da dependência em compras nas práticas financeiras dos indivíduos. Conclui-se que a BSAS apresentou propriedades psicométricas satisfatórias, evidenciando-se como um instrumento válido e confiável para a mensuração da dependência em compras no Brasil. Por fim, o artigo 3 “Classes Latentes a Dependência em Compras: Influências da Personalidade, Materialismo, Atitudes Financeiras e Saúde Mental, de natureza quantitativa, tem como objetivo identificar 8 classe latentes de indivíduos com base nos escores da Escala de Dependência em Compras e explorar diferenças entre os grupos no que se refere a Traços de Personalidade, Materialismo, Atitudes Frente à Poupança e sintomas de Depressão, Ansiedade e Estresse. Participaram 304 brasileiros com idades entre 18 e 66 anos (Midade =31,27 DP = 7,05), com a amostra predominantemente composta por residentes do estado da Paraíba (75%) e do sexo feminino (72%). Os participantes responderam à Bergen Shopping Addiction Scale (BSAS), Medida de Materialismo, Saving money (security), Big Five Inventory, Dark Triad Dirty Dozen, Inventário da Personalidade para o DSM-5 (PID-5), Mini Dass e Questionário Sociodemográfico. Foram empregadas análises de correlação e de classes latentes. Os principais achados indicaram que a dependência em compras está positivamente associada a Traços de Personalidade (Big Five, Dark Triad e PID-5), Materialismo, Atitudes Frente à Poupança e indicadores de Saúde Mental (Depressão, Ansiedade e Estresse). Em contraste, indivíduos com maior Conscienciosidade, Amabilidade e Atitudes positivas Frente à Poupança mostraram menor propensão a Compra Compulsiva. Também foram identificadas duas classes latentes com base na dependência em compras: Classe 1 – Sem Dependência em Compras e Classe 2 – Com Dependência em Compras. A análise comparativa entre essas classes revelou perfis distintos: indivíduos da Classe 2 apresentaram maior impulsividade, instabilidade emocional e materialismo, enquanto aqueles da Classe 1 demonstraram maior equilíbrio emocional e planejamento financeiro. Esses achados podem contribuir para uma compreensão mais ampla dos fatores que podem influenciar a dependência em compras.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1339707 - RENAN PEREIRA MONTEIRO
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Interno - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Externo à Instituição - EMERSON DIOGENES DE MEDEIROS
Externo à Instituição - SIBELE DIAS DE AQUINO