CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: ANDREZZA MANGUEIRA ESTANISLAU
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZZA MANGUEIRA ESTANISLAU
DATA: 27/03/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Sala virtual meet.google.com/urj-vboi-xwo
TÍTULO: DEPENDÊNCIA EM COMPRAS: AVALIAÇÃO E CORRELATOS
PALAVRAS-CHAVES: Compra, vício, compulsão, personalidade, saúde mental
PÁGINAS: 165
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: A presente tese tem por objetivo geral investigar os perfis psicológicos associados à
dependência em compras, explorando suas relações com traços de personalidade,
materialismo, comportamento financeiro e saúde mental. Para tal, a tese será dividida em
três artigos. O artigo 1 Compra Compulsiva na Perspectiva da Psicologia Social:
Uma Revisão de Escopo de natureza teórica, objetivou realizar um levantamento acerca
das pesquisas sobre Compra Compulsiva (CC) na área da Psicologia Social (PS). Para
tanto, realizou-se uma revisão da literatura de acordo com a metodologia scoping review.
Encontraram-se 3.426 artigos, dos quais 24 atenderam aos critérios de inclusão e foram
analisados. Identificou-se que: (1) a população mais estudada é jovens adultos
universitários; (2) Não há consenso quanto ao gênero mais propenso a comprar
compulsivamente; (3) As escalas mais utilizadas para mensurar a CC foram as elaboradas
por DAstous et al. (1990), Faber e OGuinn (1992) e Ridgway et al. (2008); (4) Essas
escalas têm sido críticas; (5) Entre as 7 medidas identificadas a Bergen Shopping
Addiction Scale merece atenção por estar alinhada às perspectivas contemporâneas sobre
CC (6) foram identificadas divergências na nomeação das escalas; (7) as variáveis
estudadas para explicar a CC foram divididas em construtos de diversas áreas (e.g., gestão
do dinheiro, influência da publicidade, autoestima, depressão, ansiedade, estresse, bem-
estar subjetivo, personalidade e personalidade narcisista) e construtos da psicologia
social; (8) dentro do enquadramento da PS a variável mais utilizada são os valores
materialistas; (9) a maioria das pesquisas adotaram uma abordagem quantitativa e
transversal. Diante do exposto, conclui-se que os resultados apresentados podem
contribuir para o conhecimento das características dos estudos sobre CC no campo da PS.
Espera-se que o conjunto de informações apresentados auxiliem e incentivem o
desenvolvimento de novas pesquisas na área. O artigo 2 Propriedades Psicométricas
da Escala de Dependência de Compras de Bergen no Brasil, de natureza quantitativa,
tem como objetivo adaptar e obter evidências de validade da versão curta e longa da
Bergen Shopping Addiction Scale (BSAS) para o português brasileiro, avaliando sua
estrutura fatorial e as evidências de validade, incluindo validade convergente e
incremental. Participaram 379 brasileiros com idades entre 18 e 65 anos (Midade = 29,97,
DP = 9,10), com a amostra predominantemente composta por residentes do estado da
Paraíba (69%) e do sexo feminino (75%). Os participantes responderam à BSAS,
disponível em duas versões: longa (28 itens) e curta (7 itens), além de questionários sobre
compra compulsiva e impulsiva, materialismo, autoestima e características
sociodemográficas. A análise fatorial confirmatória (AFC) revelou que a versão longa da
BSAS apresentou um ajuste satisfatório para um modelo de segunda ordem (χ2/gl = 1,53;
CFI = 1,00; TLI = 0,99; RMSEA = 0,04), enquanto a versão curta mostrou um ajuste
favorável para um modelo unidimensional (χ2/gl = 2,07; CFI = 0,99; TLI = 0,99; RMSEA
= 0,05). A consistência interna foi alta, com α = 0,96 para a versão longa e α = 0,87 para
a versão curta. A BSAS também evidenciou validade convergente, mostrando correlações
significativas com outras escalas relacionadas, como compra compulsiva, impulsiva,
materialismo e autoestima. Por fim, a análise de validade incremental revelou que a BSAS
explica variâncias adicionais em comportamentos financeiros, como endividamento,
sugerindo um impacto significativo da dependência em compras nas práticas financeiras
dos indivíduos. Conclui-se que a BSAS apresentou propriedades psicométricas
satisfatórias, evidenciando-se como um instrumento válido e confiável para a mensuração
da dependência em compras no Brasil. Por fim, o artigo 3 Classes Latentes a
Dependência em Compras: Influências da Personalidade, Materialismo, Atitudes
Financeiras e Saúde Mental, de natureza quantitativa, tem como objetivo identificar
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classe latentes de indivíduos com base nos escores da Escala de Dependência em Compras
e explorar diferenças entre os grupos no que se refere a Traços de Personalidade,
Materialismo, Atitudes Frente à Poupança e sintomas de Depressão, Ansiedade e
Estresse. Participaram 304 brasileiros com idades entre 18 e 66 anos (Midade =31,27 DP =
7,05), com a amostra predominantemente composta por residentes do estado da Paraíba
(75%) e do sexo feminino (72%). Os participantes responderam à Bergen Shopping
Addiction Scale (BSAS), Medida de Materialismo, Saving money (security), Big Five
Inventory, Dark Triad Dirty Dozen, Inventário da Personalidade para o DSM-5 (PID-5),
Mini Dass e Questionário Sociodemográfico. Foram empregadas análises de correlação
e de classes latentes. Os principais achados indicaram que a dependência em compras está
positivamente associada a Traços de Personalidade (Big Five, Dark Triad e PID-5),
Materialismo, Atitudes Frente à Poupança e indicadores de Saúde Mental (Depressão,
Ansiedade e Estresse). Em contraste, indivíduos com maior Conscienciosidade,
Amabilidade e Atitudes positivas Frente à Poupança mostraram menor propensão a
Compra Compulsiva. Também foram identificadas duas classes latentes com base na
dependência em compras: Classe 1 Sem Dependência em Compras e Classe 2 Com
Dependência em Compras. A análise comparativa entre essas classes revelou perfis
distintos: indivíduos da Classe 2 apresentaram maior impulsividade, instabilidade
emocional e materialismo, enquanto aqueles da Classe 1 demonstraram maior equilíbrio
emocional e planejamento financeiro. Esses achados podem contribuir para uma
compreensão mais ampla dos fatores que podem influenciar a dependência em compras.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1339707 - RENAN PEREIRA MONTEIRO
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Interno - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Externo à Instituição - EMERSON DIOGENES DE MEDEIROS
Externo à Instituição - SIBELE DIAS DE AQUINO