CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE GABRIELLE DO NASCIMENTO DIAS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYANE GABRIELLE DO NASCIMENTO DIAS
DATA: 20/08/2025
HORA: 16:30
LOCAL: Auditório 412
TÍTULO: PARENTALIDADE POSITIVA: UMA EXPLICAÇÃO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS ADVERSAS, DAS CRENÇAS E DO ESTRESSE DOS PAIS
PALAVRAS-CHAVES: Parentalidade Positiva; Crenças; Estresse; Experiências adversas
PÁGINAS: 111
RESUMO: A parentalidade positiva consiste em crenças, atitudes, comportamentos, emoções e conhecimentos dos pais direcionados à criação e educação dos filhos na condição de sujeitos de direitos. Tem por fundamento o respeito, o acolhimento e a imposição de limites sem violência, aspectos que influenciam positivamente o desenvolvimento das crianças. A parentalidade positiva pode ser estudada a partir das competências parentais, isto é, conhecimentos e habilidades que ajudam os pais a conduzirem o próprio comportamento parental. Essas competências são divididas em quatro dimensões: 1) vinculares (apego seguro e desenvolvimento socioemocional); 2) formativas (aprendizado, socialização e desenvolvimento cognitivo); 3) protetoras (segurança física, emocional e psicossocial); e 4) reflexivas (capacidade dos pais de refletirem e avaliarem suas práticas). Conforme o exposto, existe a necessidade de investigar variáveis que expliquem a parentalidade positiva, sobretudo pela relevância da temática para o relacionamento familiar. As Experiências Adversas na Infância (EAI) são eventos estressores de natureza diversa (e.g., abuso, negligência) que afetam a saúde e o bem-estar dos menores até a vida adulta. As crenças parentais consistem em um sistema organizado de expectativas que surgem das interações entre pais e filhos e do contexto cultural em que a família está inserida. O estresse parental consiste no desequilíbrio desadaptativo que ocorre quando os pais percebem que os recursos disponíveis são inadequados para atenderem às demandas associadas ao papel parental. Diante disso, a presente dissertação tem por objetivo geral analisar em que medida as EAI, as crenças parentais e o estresse parental predizem a parentalidade positiva. Para tanto, a dissertação está dividida em três artigos. O Artigo 1 objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional dos instrumentos que avaliam a parentalidade positiva, com o intuito de verificar as propriedades psicométricas. A pesquisa foi conduzida nas bases de dados Web of Science, Lilacs, PsyInfo, Scielo e Scopus, resultando em 25 estudos considerados elegíveis. Os resultados apresentaram cinco instrumentos: Alabama Parenting Questionnaire (APQ); Escala de Parentalidad Positiva (E2P); Parental Behavior Scale (PBS); Positive Parenting Practices (PPP) e NicomachusPositive Parenting (NPP). Dessas medidas, apenas duas possuem como objetivo avaliar especificamente a parentalidade positiva, enquanto os outros instrumentos a abordam como subescala ou fator de um construto mais amplo, como parentalidade. Conclui-se que não foram encontrados instrumentos psicométricos construídos ou validados para o contexto brasileiro, além de não existir uma padronização do conceito de parentalidade positiva, o que limita o aprofundamento de estudos para investigar e intervir acerca dessa temática. O Artigo 2 tem por objetivo adaptar e validar a Escala de Parentalidad Positiva (E2P) para o contexto brasileiro, reunindo evidências de validade e precisão. Para isso, realizaram-se dois estudos. O Estudo 1 contou com 238 participantes (pais e mães) (M = 38,00; DP = 7,42) com filhos entre 6 e 12 anos, que responderam a E2P e o questionário sociodemográfico. Os resultados da análise fatorial exploratória, realizada no software Factor, corroboraram com a estrutura de quatro fatores da medida (competências vinculares, formativas, protetivas e reflexivas). A escala original, composta por 54 itens, foi reduzida para um modelo de 32 itens, com fatoriais cargas variando de 0,98 a 0,42 e explicando 41,75% do construto. Ademais, o instrumento apresentou índices de ajuste adequados (CFI e TLI = 0,99) e consistência interna satisfatória (α e ω = 0,94). Conclui-se que a E2P reduzida apresentou qualidades psicométricas preliminares satisfatórias, demonstrando a confiabilidade da medida e seu potencial de replicabilidade em pesquisas. No Estudo 2 (em construção) será realizada a análise fatorial confirmatória com o objetivo de confirmar a estrutura fatorial da escala e reunir evidências psicométricas complementares. Por fim, o Artigo 3 (em construção) terá como objetivo verificar a predição das EAI, das crenças parentais e do estresse parental na parentalidade positiva. Conclui-se que esta dissertação contribui com a literatura, uma vez que oferece um panorama geral sobre os instrumentos de mensuração acerca da parentalidade positiva, dispõe de um instrumento específico e validado para mensurar esse construto no contexto brasileiro e aprofunda a compreensão dos fatores preditores desse fenômeno. Além disso, fornece subsídios para o desenvolvimento de intervenções mais eficazes, auxilia na prática de profissionais e direciona novas investigações na área científica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Interno - 3303515 - JAQUELINE GOMES CAVALCANTI SA
Externo à Instituição - RICARDO NEVES COUTO